Na caçamba de uma Chevrolet 3100 de 1954, a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio esteve à frente dos cerca de 300 veículos que participaram, na tarde deste sábado (29), da 15ª pré-romaria dos carros antigos em Caxias do Sul rumo ao Santuário em Farroupilha.
Amantes do antigomobilismo se reuniram em frente a um posto de gasolina na RS-453 e dali partiram em comboio pela rodovia. O evento faz parte da programação que antecede a 144ª Romaria, que será realizada nos dias 26, 27 e 28 de maio e terá como tema Fonte de nossa alegria, rogai por nós.
Motivados pela fé e também pelo passeio que a pré-romaria proporciona, proprietários de veículos importados das décadas de 1940 a 1970 e de modelos nacionais da década de 1980 a 1990 celebraram a paixão e a nostalgia de andar em um carro antigo.
Um dos organizadores do evento desde sua estreia há 15 anos, Sandro Echer presencia, ao passar do tempo, a chegada de novos adeptos à pré-romaria. Se antes eram as camionetes importadas como a Ford 46 e os esportivos como o Karmann Ghia os protagonistas, agora são modelos mais contemporâneos que entram em cena.
— Cada um tem um gosto, tem gente que gosta de mais antigo, tem quem goste de modificar ou manter o mais preservado possível. E agora tem muito carro dos anos 1990 como Gol, Corsa e Astra, de um tempo que essa nova geração conheceu e tem se interessado — contou Echer.
Na tarde de sol, o empresário ainda brincou com a motivação de rumar ao Santuário.
— A gente já paga os pecados pra reformar (os carros) agora vamos lá descontar o resto — disse.
A concentração de motoristas e caroneiros que contavam entre si as histórias dos seus carros teve fim com a chegada da histórica Kombi 1974 de seis portas, propriedade do Santuário de Caravaggio. No volante o padre Ricardo Fontana dava carona ao padre Alcindo Trubian em um veículo que por anos levou os fiéis do interior de Farroupilha ao Santuário.
— Por muitos anos ela (a kombi) esteve à serviço do Santuário para conduzir as pessoas à Igreja, essa romaria lembra também dessa história. É uma relíquia, o padre Ricardo é também um apaixonado por carros antigos e não vai deixar se desfazer dela — contou o padre Trubian.
Logo atrás da camionete que levava Nossa Senhora na caçamba, a kombi conduzida pelo padre Fontana então puxou a fila dos romeiros para o encontro com a fé. Entre a gratidão de homenagear a santa de Caravaggio através dos carros antigos também a certeza de que a quase cinquentenária kombi aguentaria a viagem
— Fizemos a reforma total no motor no ano passado, ela está zero bala — informou Fontana.
No próximo sábado (6) é a vez de ciclistas e jipeiros se encontrarem em Farroupilha. A 19ª Romaria dos Ciclistas tem concentração marcada para às 10h, no Colégio São Tiago, em Farroupilha, com missa às 10h30min. A 16ª Romaria dos Jipeiros se concentra no mesmo local às 14h, com missa às 15h, em Caravaggio.
Programação das pré-romarias 2023 e pontos de concentração:
- 13 de maio (sábado) – 29ª Cavalgada da Fé
Concentração: às 8h, no Campus 8 da UCS, em Caxias, com bênção às 11h, em Caravaggio - 13 de maio (sábado) – 9ª Romaria das Crianças
Concentração: às 14h, no início da Avenida dos Romeiros, em Caravaggio, com missa às 15h. - 20 de maio (sábado) – 12ª Caminhada e Corrida da Fé
Concentração: às 7h e às 8h, no Posto Sim, em frente ao Shopping Villagio, em Caxias, com missa às 10h30min, em Caravaggio. - 21 de maio (domingo) – 1ª Romaria do Movimento do Cursilho da Cristandade (MCC)
Concentração: 8h, em frente à Unimed, em Farroupilha, com missa às 10h, em Caravaggio. - 21 de maio (domingo) – 2ª Romaria das Pessoas com Deficiência
Concentração: Santuário de Caravaggio, com missa às 16h - 27 de maio (sábado) – 10ª Romaria da Juventude
Missa: às 10h30min