O muro de 84 metros de extensão por 3,7 metros de altura que será estampado por uma arte em grafite no bairro Floresta, em Caxias do Sul, começou a receber os primeiros esboços no final da manhã deste sábado (29). A produção intitulada "Colorindo o Floresta" terá elementos relacionados ao tema florestal, somando diferentes estilos de trabalho dos 20 artistas — de Caxias e região, integrantes do coletivo CTGKlan — que realizam a criação. A previsão é de que a obra seja executada ao longo do feriadão, com conclusão na segunda-feira (1°), sendo utilizadas 300 latas de tinta spray.
Por volta das 11h desta manhã, os artistas que já estavam reunidos no local dividiram o muro em 13 partes que receberão intervenções de forma mais isolada, dentro da proposta coletiva, para posterior unificação, também feita pelos artistas com técnicas do grafite.
— É um quebra-cabeças. A gente consegue conciliar, fazendo uma síntese de autoria de cada artista, jogando em murais, com artes independentes. Então, a gente sempre vai se surpreender com cada trabalho — relata o artista Andrigo Martins, integrante do coletivo que também integrou o projeto Colorindo a Quebrada.
— A proposta é mostrar que a arte pode servir como ferramenta de construção profissional e também humana, levando alegria para a comunidade local — afirma Martins, lembrando que a ação também é aberta à participação da comunidade.
— Quem tiver afinidade e quiser aprender algo novo, todos os artistas que estão aqui terão essa sensibilidade de acolher e mostrar como é feito — completa.
A obra vai misturar letras e personagens sobre um fundo verde e, à noite, contará com a valorização de uma iluminação que também já está instalada.
O "Colorindo o Floresta" é promovido pela empresa Rezler, indústria metalúrgica que tem sede no bairro Floresta há cerca de 40 anos. Segundo o proprietário da empresa, a proposta dá continuidade ao processo de revitalização do canteiro de esquina, público, recentemente adotado em procedimento via Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
— Consideramos apenas um começo, uma amostra de iniciativas que podem ser feitas pela comunidade — avalia o proprietário da empresa, Ubiratã Rezler.
A dona de casa Elisandra Vieira, 42 anos, que mora com a família do outro lado da rua, bem pertinho do canteiro que está sendo revitalizado, com vista para o muro, gostou da ideia. Segundo ela, o espaço de lazer costuma ser aproveitado pelo filho, Felipe Vieira, 4, que anda de motoca pelo calçamento.
— Estou achando bem legal. Moramos há pouco tempo aqui, quando chegamos era cheio de lixo e de fezes de cachorro. Gostei muito da iniciativa, os próprios funcionários aproveitam e vai ser bem legal ter o muro grafitado, estamos agora na expectativa de como vai ficar — declarou a moradora.
A fiscalização de trânsito bloqueou o estacionamento de carros no trecho onde ocorre o grafite. O trabalho dos grafiteiros segue até as 19h neste sábado; no domingo, ocorre das 10h às 19h. No feriado de segunda feira, a ação será das 10h às 17h, com a presença da unidade móvel do Sicredi, com atividades voltadas à leitura; e do Sesi, com equipes que prestarão orientações referentes à promoção da saúde, além de intervenções do Projeto Skate no Horizonte e da Fluência Casa Hip Hop.