Fiéis foram até a Catedral de Caxias do Sul, no final da manhã desta quinta-feira (6), para se despedir de Dom Paulo Moretto, bispo emérito de Caxias que morreu por volta das 9h20min. O corpo dele chegou às 13h05min na Catedral. Com a música Tu és Senhor o meu Pastor, o caixão foi carregado até o altar. O curador e amigo de Dom Paulo, Airton Cadore, 62 anos, acompanhava o bispo emérito há 30 anos.
— Ele nunca foi trabalho para mim, mas uma alegria. A gente queria que ele se recuperasse, mas diante do estado de saúde, pedimos a Deus que ele partisse logo. Ele perdoou a todos — afirmou, emocionado.
Sara Todescatto Spadotto, 61, foi à Catedral para o velório de Dom Paulo:
— Eu não poderia deixar de vir. Conheci o Dom Paulo nas pastorais. O que mais me marcou foi a sinceridade e a simplicidade que ele tinha com o povo. Era humilde e com o carisma que ele tinha fazia com o povo chegasse até ele. Ele tinha muita fé.
Com carinho e emoção, ela lembra que o bispo emérito gostava muito de jogar baralho.
— A aliança que eu uso há 32 anos foi abençoada por ele. Tirei a de ouro e uso uma de bambu que foi abençoada em uma das missas — ressalta com os olhos lacrimejando.
Ângela Lovat de Freitas, 83, ficou surpresa e muito triste com a notícia da morte de Dom Paulo:
— Quando ele se tornou bispo emérito morou um tempo na Rua Olavo Bilac. Ele ia para feira na Praça da Feiras, sempre acompanhado porque tinha dificuldade para caminhar. Ele dizia que ia para conversar com os fiéis. Que Deus o tenha.
A aposentada Aldevina Ceron, 75, foi até a Catedral para a missa do meio-dia nesta quinta. Os fiéis que estavam por lá neste horário receberam a notícia da morte de Dom Paulo pelo pároco da Catedral, Volnei Vanassi.
— Quando soube da morte do Dom Paulo decidi ficar até a chegada do corpo. Às 16h volto para a missa de despedida. Lembro bem dele — diz Aldevina.
Vanassi lembra com carinho da trajetória do bispo emérito:
— Estamos vivendo esse momento de agradecimento e despedida de Dom Paulo que por 28 anos foi o bispo titular da Diocese. Ele marcou muito as nossas vidas. Foi uma vida bastante rica e que marcou a todos.
No velório, na Catedral, estavam ainda o irmão de Dom Paulo, Júlio César Moretto, 70, e a cunhada, Monica, 66. Emocionados, os dois contaram que conviviam muito com ele, que não deixava de ir a nenhum encontro que a família promovia. Os demais irmãos moram em Brasília, Rio de Janeiro e na Itália e não estarão na despedida.
A missa de despedida de Dom Paulo será celebrada às 16h desta quinta. Após, o corpo será sepultado no interior da Catedral.