A segunda edição do Festival do Grostoli em Garibaldi, que se encerrou neste domingo (23), foi brindada com três dias de sol e grande presença de público. O evento recebeu cerca de 45 mil pessoas e comercializou em torno de 500 mil unidades do tradicional grostoli, de acordo com a organização do festival. Além da iguaria, também foram comercializados cerca de 2.850 garrafas de espumante, 700 garrafas de suco de uva e 2 mil litros de cerveja artesanal.
Para se ter uma ideia, foram 150 mil unidades de grostoli vendidas a mais do que na primeira edição, realizada em julho do ano passado. O público também aumentou em relação à primeira edição. Cerca de 23 mil pessoas a mais passaram pelo município. O Festival do Grostoli foi uma realização do Grupo RBS com a prefeitura de Garibaldi.
A secretária do turismo do município, Ana Pauline Mombach, avalia que o evento foi um sucesso.
— Estamos muito felizes com o resultado desta edição. Neste ano, aumentamos o número de comunidades fazendo o grostoli quentinho na hora, incluímos padarias vendendo a iguaria pronta e embalada e contamos também com vinícolas e cervejarias pra engrandecer o evento — comemora.
O Diretor Regional do grupo RBS na Serra Gaúcha, Joel Goulart Junior, avalia que o festival despertou o verdadeiro espírito de comunhão e da tradição italiana da Serra Gaúcha.
— Foram três dias mágicos no nosso segundo Festival do Grostoli. A comunidade de Garibaldi deu um verdadeiro show de hospitalidade aos milhares de turistas das diversas regiões do Estado e do país. O evento veio para ficar e já estamos planejando a próxima edição em 2024 — afirma.
Para a secretária, ver Garibaldi cheia de pessoas alegres foi o que contribuiu para o sucesso do evento:
— Ver as pessoas festejando essa tradicional receita que herdamos dos nossos imigrantes italianos me faz ter a certeza de que o festival do grostoli veio pra ficar! Ano que vem tem mais!