Se teve uma combinação que está dando certo neste sábado (1º), em Caxias do Sul, é a baixa temperatura com o céu limpo e ensolarado. O tempo era o convite que faltava para os caxienses aproveitarem, desde o início da programação - às 11h - a primeira edição do Ecofest, no Ecoparque e Jardim Botânico.
Além do sol, quem estiver no local às 14h30min e olhar para cima também vai ver um voo demonstrativo de balão. A atração faz parte da divulgação do 33º Festival de Balonismo de Torres. Apresentações musicais, estandes de comercialização de produtos e recreação para crianças também tomam espaço na área alta, próxima ao estacionamento do Ecoparque, até 18h. Já uma visita roteirizada, no Jardim Botânico, está marcada para 15h.
O evento foi visto como oportunidade até mesmo para quem é de Caxias ir, pela primeira vez, à grande área verde próxima ao Complexo Dal Bó. Foi o caso da gerente Jéssica Carminati que aproveitou a hora que antecedia o almoço para conhecer o Ecoparque.
— Eu adorei, a gente mora aqui e não conhecia (o Ecoparque). Eu achei lindo, maravilhoso, um ambiente super de família, que pode trazer os cachorros — conta Jéssica, que caminhava pelo evento com o marido Artur e o filho Theo.
Famílias eram o que mais predominava no local nesta manhã.
— Tem um ventinho agradável para quem é caxiense. Para quem é de fora, traz uma blusinha. 'Tá' show de bola — comentou o empresário Ricardo da Rosa que passeava pelo parque ao lado da esposa e dos dois filhos.
Pelas línguas de fora e os rabos abanando, os cachorros também gostaram do evento ao ar livre. Eles tinham, inclusive, piscina de bolinhas para brincar. Ainda sobre o universo dos quatro patas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) também está distribuindo calendários ecológicos, promovendo a adoção responsável de cães junto ao Departamento de Proteção Animal.
Um Ecofest por estação
Segundo o secretário de Meio Ambiente, João Uez, o evento será fixado no calendário municipal e terá realização a cada início de estação. Uez salienta que a exceção será no inverno, devido ao típico frio intenso do município.
— Estamos esperando umas cinco mil, seis mil pessoas, porque o Ecoparque já traz até quatro mil pessoas ao final de semana. É um espaço que tem que ser aproveitado. (Essa edição) marca a abertura do outono — explica o secretário.
O evento tem apoio da Cooperativa Sicredi, Hull Company, Vinícola Casa Onzi, Sorvelândia, Químea Inteligência Ambiental, Visate, Goncast House, Central de Rações e Primius Rações.