O verão se despede na segunda-feira (20) com a entrada ao outono. A estação, que começa às 18h25min (horário de Brasília), é conhecida pelas temperaturas mais amenas, com a redução gradual das máximas, bem como a diminuição do tempo de luz diária. O outono também é conhecido como a estação das frutas.
Mas, antes disso, o último fim de semana do verão será de clima típico com temperaturas elevadas em todo Rio Grande do Sul. De acordo com a Climatempo, os termômetros de algumas cidades gaúchas vão oscilar entre 27°C e 33°C no sábado (18). No domingo (19), a variação térmica pode ser ainda maior. Em Caxias do Sul, a previsão é de tempo aberto e com poucas nuvens neste sábado, sendo que a máxima pode chegar aos 31°C. O mesmo se repete no domingo (19).
A Climatempo lembra que o outono é uma estação de transição entre a época mais quente e úmida, que é o verão, e a mais fria e seca, que é o inverno.
— Neste outono nós teremos uma neutralidade climática, ou seja, nós teremos um outono com cara de outono, não temos mais influência do La Niña que se despede agora neste verão. Então, esperamos que o outono tenha essa cara de outono mesmo — afirma a meteorologista Alana Gabriele Araújo.
Ela ressalta que mesmo assim, a estação será marcada pela oscilação de dias mais quentes, com temperaturas mais elevadas do que as normalmente registradas na estação, e por dias mais frios, até com a ocorrência de geada no mês de maio. Alana afirma que a temperatura não passará dos 40ºC como registrado em alguns pontos do Rio Grande do Sul nas últimas semanas. Na região serrana a temperatura também será elevada em relação às médias registradas na estação:
— De modo geral, o calor vai ser intenso, mas de forma pontual, principalmente na primeira quinzena de abril. Na Serra, as temperaturas também serão mais elevadas do que a média, mas isso não impede ocorrência de dias frios.
Ainda segundo Alana, o calor é influência das temperaturas mais elevadas dos oceanos, causadas pela passagem de muitas frentes frias pela região sul. A meteorologista destaca ainda que as frentes frias devem começar a passar mais pela costa do estado gaúcho a partir de maio:
— A ocorrência de geada na região deve ser ampla, mas elas terão curta duração porque as temperaturas estão um pouco mais elevadas do que a média.
Ela destaca também que a Serra terá chuvas dentro do esperado para o outono, ao contrário de outras regiões do RS.