Nesta quarta-feira (8), o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio fará o lançamento da 144ª edição da Romaria. O lema deste ano, segundo a assessoria de imprensa, será "Fonte de nossa alegria, rogai por nós!". A festividade está prevista para o dia 26 de maio, quando a igreja católica comemora o dia de Nossa Senhora de Caravaggio.
A escolha de lema desta edição tem como base uma oração de ladainha (prece em que, ao final, os fiéis dizem rogai por nós). São diversas as ladainhas, assim como a que gerou o lema do ano passado. Só que, em 2022, o lema (Fonte de sabedoria) teve relação com a Campanha da Fraternidade que falava de educação. Desta vez, o lema não faz referência à campanha, já que foi escolhido logo após a romaria de 2022. À época, o reitor de Caravaggio, padre Ricardo Fontana, teve a ideia de que a romaria de 2023 fosse uma sequência daquela e sugeriu a "Fonte de alegria" como lema. Ele faz menção à alegria e à esperança demonstrada na passagem bíblica de João, capítulo 2, em que Jesus está em uma festa com pessoas em Caná e falta vinho. Nossa Senhora pede seu auxílio e Ele transforma água em vinho. O significado é a mensagem de que quando falta alegria, Jesus é a alegria. O lema é escolhido pelo reitor junto aos cinco padres do Santuário e da Diocese.
Neste ano, a principal mudança da romaria, já anunciada pela organização, será a ampliação do estacionamento. Ela será possível porque será usado o espaço onde ficavam dispostos o comércio ambulante. A 144ª Romaria não terá venda de produtos permitida. A mudança foi definida durante encontro entre a administração do Santuário e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Farroupilha.
Entre as justificativas apresentadas estão a baixa procura dos peregrinos pelos produtos, o custo de instalação da infraestrutura necessária e a necessidade de um novo espaço para atender a demanda cada vez maior por estacionamento.