A segunda edição de um dos maiores eventos de inovação do mundo, o South Summit, que ocorre na próxima semana em Porto Alegre, também pode ser um divisor de águas para startups e novos negócios. Reunindo empreendedores, empresas e investidores, encontros do tipo conectam quem busca investimento para consolidar e ampliar as operações com quem quer aplicar dinheiro em modelos inovadores de negócios para desenvolvimento de novas soluções e consequente retorno financeiro.
Exemplos assim foram apresentados nesta terça-feira (21) no Warm Up South Summit, espécie de aquecimento para o evento na Capital. O encontro ocorreu no Inova Bento, que fica na sede do Centro de Indústria e Comércio (CIC) da cidade. Criadores de startups relataram as experiências e as consequências da participação na primeira edição do South Summit, em 2022. Entre eles estava Felipe Diesel, fundador da carteira digital Yours Bank, voltada para pais e filhos e também para educação financeira. Criada há dois anos em Santa Rosa, a empresa conseguiu parceria do Banco do Brasil após vencer o concurso de startups do evento global.
— Eu digo que isso é um caldeirão, porque coloca todo mundo junto no mesmo ambiente. Vai sair negócio — sentencia.
Conforme Diesel, a ideia da startup surgiu quando ele atuava na área de educação em São Paulo. A empresa onde ele trabalhava planejava criar uma carteira digital interna, para os estudantes. A pesquisa de mercado mostrou que o investimento não era viável, mas havia possibilidade de implantar o sistema abrindo para o mercado.
Outra empresa que observou crescimento após o South Summit foi a Volters. Sediada em Porto Alegre, a startup é uma plataforma de acesso a energia solar sem a necessidade de investimento nos painéis fotovoltaicos. O interessado paga pela consumo da energia excedente gerada por uma empresa ou pessoa física. Até a primeira edição do evento de inovação na Capital, a empresa era um projeto paralelo para o cofundador Eduardo Berriel. A visibilidade que a empresa passou a ter, porém, exigiu dedicação total.
— Mudou o foco da empresa, nossa visibilidade, passamos a fechar mais negócios. Mudou a minha vida, com certeza. Não ia porque o ingresso era muito caro, mas consegui de última hora. Um ambiente de inovação é um lugar onde você pode falar com as pessoas, todo mundo é aberto — destacou Berriel, durante a palestra na Serra gaúcha.
Matheus Paixão, do Atria Design Studio, de Bento Gonçalves, também participou do encontro desta terça e será um dos palestrantes do South Summit deste ano.
— Para a gente é muito importante fazer parte do Summit, porque é um dos maiores eventos do mundo. Você pode se conectar com empresas de outros setores e isso pode ser uma alavanca para teu negócio — afirmou.
Já o mediador do Warm Up, Filipe Toledo, CEO do Wine Valley Hub, resumiu bem as mudanças que um dos maiores eventos do mundo trouxeram para o setor.
— Existe um ecossistema até 2022 e outro na sexta-feira pós-South Summit (daquele ano). Não se colocou mais dinheiro na ideia, se colocou no que estava aqui e precisava ser alavancado — observou.
O South Summit ocorre de quarta-feira (29) a sexta-feira (31) da próxima semana, no Cais Mauá e outros pontos da Capital, como a orla do Guaíba e o 4º Distrito, região que tem despontado como hub de inovação na cidade. O CEO do evento, Tiago Ribeiro participou do encontro no CIC de Bento de forma online e destacou a programação deste ano. São esperados mais de 700 palestrantes e 100 fundos de investimento, além startups de 86 países.
— Estamos muito animados para materializar o que os números já estão dizendo —comemorou.