A prefeitura de São Marcos colocou em funcionamento nesta semana uma Farmácia Solidária. O novo espaço fica localizado no segundo piso da Secretaria de Saúde, no Centro, e tem o objetivo de reaproveitar medicações em bom estado de conservação e em validade.
As doações podem ser feitas por moradores ou instituições na secretaria, nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) e no Centros de Atenção Psicossocial (Caps), de segunda a sexta-feira.
Conforme a prefeitura, após o recebimento, todos os medicamentos passam por uma avaliação criteriosa realizada por uma farmacêutica para, somente então, serem disponibilizados na Farmácia Solidária. A entrega dos remédios aos moradores que necessitam será realizada às quartas-feiras, das 8h às 12h.
— Nós percebemos que há muitos casos de pessoas que começam um tratamento e, por não dar certo aquele remédio específico, o médico acaba trocando. Agora, com a Farmácia Solidária, no lugar de guardar esses remédios em casa, a comunidade pode doar que nós vamos fazer com que o remédio chegue até quem precisa e não tem condições de adquirir. É um trabalho que beneficia quem doa e quem recebe — destacou a secretária de Saúde de São Marcos, Maristela Lunedo.
No site da prefeitura há uma área exclusiva para o programa Solidare, Farmácia Solidária. Na página, há informações sobre o funcionamento do local, documentos necessários para ser um beneficiário e ainda a lista de medicamentos que estão disponíveis na semana.
Como receber as medicações
Para ser beneficiário deste programa é preciso apresentar documento com foto, Cartão SUS e receita médica original. Se a receita tiver sido emitida na rede privada, será necessário, conforme a prefeitura, apresentar também um comprovante de renda pessoal de até um salário mínimo e meio.