A Urbtec, consultoria contratada pela prefeitura de Caxias para a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade, apresenta nesta quarta-feira (1°) mais um diagnóstico dos estudos realizados nos últimos meses. Os dados, ainda preliminares, foram repassados à equipe técnica da Secretaria de Trânsito em reunião ocorrida pela manhã na sede da pasta.
As informações foram reunidas a partir de levantamentos que identificaram desde as condições das calçadas até a origem e destino dos pedestres. Uma das etapas foi o monitoramento do fluxo de pessoas em cerca de 80 cruzamentos da cidade.
Além de apresentar o diagnóstico, a consultoria também vai apontar soluções a serem adotadas pelo município para melhorar a experiência de quem se desloca a pé. Esses dados irão integrar o Plano de Mobilidade junto com o diagnóstico de outros modais, como transporte coletivo e privado e bicicletas.
Em uma reunião na prefeitura nesta terça-feira (31), inclusive, a Urbtec apresentou a servidores municipais os dados coletados e o pré-diagnóstico já elaborado. Os dados apontaram que 15% dos caxienses se deslocam a pé, o que indica a necessidade de calçadas em bom estado. Já os deslocamentos por bicicleta correspondem a 1,5% das viagens.
A consultoria também identificou 3,2 mil pontos de ônibus na cidade. A avaliação preliminar é que a quantidade pode contribuir para o aumento do tempo das viagens, já que os ônibus precisam parar com frequência.
Ao todo, a consultoria realizou duas mil entrevistas em residências e outras 800 devem ser visitadas nos próximos dias. Pesquisadores também ouviram caxienses em pontos de ônibus e em outras áreas da cidade.
O diagnóstico consolidado está previsto para ser apresentado publicamente em duas semanas. As etapas seguintes se concentram na elaboração das medidas a serem adotadas em curto, médio e longo prazos. A última fase da elaboração do Plano de Mobilidade é a apresentação de um projeto de lei a ser aprovado pela Câmara de Vereadores para criar oficialmente o planejamento viário. Assim como o Plano Diretor, o documento deverá ser revisado e atualizado de tempos em tempos.