Importante projeto para a Serra gaúcha, o terminal rodoferroviário de Vacaria segue sem data exata para sair do papel. A estrutura, que pode ser referência, por exemplo, para recebimento de insumos vindos de outras regiões do país, vem sendo debatida há mais de sete anos. No ano passado, encontros trataram sobre o assunto com representantes de entidades empresariais da região, da prefeitura de Vacaria e da concessionária de ferrovias Rumo, que detém o trecho até 2027. Contudo, ainda não se chegou a uma definição sobre a instalação.
O vice-prefeito de Vacaria, Marcelo Dondé, explica que as últimas reuniões ocorreram em maio de 2022 e que as tratativas foram paralisadas em função do período eleitoral (o projeto conta com o apoio de deputados e senadores). A intenção, segundo ele, é que as conversas sejam retomadas no pós-Carnaval, com a presença também de representantes do Estado, já que empresas de todo o RS poderiam se beneficiar com a instalação do terminal.
— Estamos entrando em contato, através das entidades, com lideranças, senadores, governo do Estado e com a Rumo para que ainda no primeiro semestre tenhamos uma definição do projeto, porque é uma proposta que já vem se trabalhando há longo tempo. São praticamente oito anos desde que surgiu a ideia. Agora, se chegou no momento de termos uma definição — avalia Dondé.
Segundo o vice-prefeito, a concessionária se mostra receptiva ao diálogo. O que falta, no entanto, é se chegar a uma resolução. A adesão da empresa é essencial para que a iniciativa seja concretizada: a Rumo é quem faria o transporte dos insumos até Vacaria e também a instalação dos ramais ferroviários, que é onde trem para para fazer o descarregamento. A construção da estrutura do terminal, por sua vez, teria o investimento da iniciativa privada.
A área para a implantação foi mapeada há algum tempo e não sofreu alteração: fica às margens da BR -116, no km 24, na saída para Lages (SC). Segundo Dondé, é um local plano e de fácil acesso, o que facilita a transição dos insumos da malha ferroviária para a malha rodoviária.
Quais as vantagens de um terminal rodoferroviário em Vacaria?
Quem está à frente do projeto defende que a construção do terminal impactará na economia não só da Serra, como de todo o Rio Grande do Sul. As matérias-primas utilizadas pelas empresas gaúchas poderão vir de trem até Vacaria, reduzindo consideravelmente o valor do frete. Dos Campos de Cima da Serra, de acordo com a proposta, os insumos seguirão de caminhão ao destino final.
O terminal poderá receber, por exemplo, cargas de aço, de calcário, de grãos, de adubo, de defensivos, de plásticos, entre outras. A intenção é de que o local também possa enviar produtos prontos a outras regiões do país.
O que diz a empresa
Por meio da assessoria de imprensa, a Rumo se manifestou sobre o projeto de um terminal rodoferroviário em Vacaria. A nota diz que a concessionária não se opõe a iniciativas deste tipo, mas que ainda não foram repassadas informações suficientes que permitam a análise de viabilidade. Confira o comunicado completo abaixo:
"A Rumo não se opõe aos projetos que possam contribuir com a logística do País. No entanto, em relação a um possível terminal em Vacaria, destacamos que foi tratado de forma conceitual e, até o momento, os propositores do projeto não apresentaram informações que permitam realizar a análise de viabilidade. Vale ressaltar ainda que as discussões sobre um projeto desta complexidade necessitam de avaliação prévia, discussões entre as partes e também o envolvimento do órgão que regula o setor".