A prefeitura de Caxias do Sul encaminhou nesta segunda-feira (13), em regime de urgência, projeto de lei que solicita à Câmara de Vereadores autorização para destinar R$ 1,4 milhão para a Festa das Colheitas. Conforme a administração municipal, o recurso será necessário, por exemplo, para o pagamento de atrações artísticas locais — a organização da Festa aguardava a liberação da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) estadual, mas o evento não foi contemplado.
Ainda segundo a prefeitura, tíquetes para o parque de diversões serão dados a alunos do Ensino Fundamental da rede pública municipal e para as crianças atendidas pela Fundação de Assistência Social (FAS). Além disso, 15% do valor pago pelo prato colonial servido na festa será revertido para a FAS.
De acordo com o texto do projeto, a festa conta com algumas fontes de recursos por meio da venda de espaços para o setor de comércio multisetorial e gastronomia, além de patrocínio, mas os recebíveis são até 2024, para o período de realização da Festa da Uva do próximo ano. Já as agroindústrias familiares e vinícolas não pagam pelos espaços
A Festa das Colheitas será realizada nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro; 3, 4 e 5 e 10, 11 e 12 de março. Em um dos domingos do evento, a prefeitura irá decretar passe livre no transporte coletivo urbano (a data ainda não está definida). A entrada será gratuita para o público.