Começou nesta quarta-feira (15) a venda de uva direto dos produtores nas praças centrais de Caxias do Sul. As bancas atendem nas praças Dante Alighieri e Dante Marcucci (da Bandeira), no Centro, e João Pessoa, no bairro São Pelegrino. Os produtores rurais Ademir Zanrosso (Linha 40) e Nelson Piccoli (Nossa Senhora da Saúde) são os responsáveis pelo abastecimento das frutas.
Na Praça Dante, Zanrosso disponibilizou neste primeiro dia mais de 500 quilos de uva e garrafas de vinho. Nas primeiras horas da manhã, de acordo com o vendedor responsável pela banca, Oscar Rebelatto, o movimento foi intenso e não havia sido possível, até o meio-dia, contabilizar quantos quilos já haviam sido vendidos.
— Entre essa banca aqui e a de São Pelegrino que é do mesmo produtor, foram trazidos mais de mil quilos, só que ainda não deu tempo de contabilizar o quanto foi vendido, porque depois que passou na TV, o público veio em peso.
Há sete anos, Rebelatto trabalha na banca nesta época para a família Zanrosso. Ele já conhece o público e os horários de maior venda. Segundo a prefeitura, os três pontos vão funcionar de segunda a sábado, das 8h30min às 18h30min. Mas Rebelatto abre a banca mais cedo, por volta das 7h30min, para atender trabalhadores que querem a fruta pro lanche.
— No final do dia, dependendo do fluxo de pessoas, eu deixo a banca aberta até as 20h. O público do final da tarde adquire para levar para casa — diz o vendedor.
No começo da manhã, o produtor entrega as frutas que são colocadas na câmara fria anexada à banca. Ao longo do dia, se há falta de alguma variedade, Zanrosso garante a reposição. Portanto, as frutas são frescas e têm uma qualidade maior.
Jotilde Brito, moradora do bairro Interlagos, na região norte, veio para a área central só para comprar uva. Para ela, o preço está dentro do esperado e do que é praticado em outros comércios.
— Eu tenho diabete, preciso escolher as uvas que não são tão doces. Mas todas estão lindas e são de boa qualidade, frescas mesmo, eu adorei essa opção na praça, vim de longe pra comprar — brinca a cliente.
Estão disponíveis as variedades Isabel, Niágara branca e Rosa, Itália, Rubi, Benitaka, Moscato Poloski, Ribol, BRS Núbia e variedades europeias. A oferta pode variar conforme o ponto de maturação das uvas, entre R$ 5,50 e R$ 9.
Na banca da Praça Dante Alighieri, o produtor Zanrosso oferece figo.