Após quase 35 anos de espera, moradores do município de Montauri, na Serra, estão prestes a ter finalmente uma estrada pavimentada para entrar e sair da cidade. O asfaltamento da RS-447, que liga a cidade à RS-129, em Serafina Corrêa, já teve cerca de 10 quilômetros do total de 14 quilômetros concluídos.
No início do mês, de acordo com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), teve início a pavimentação dos últimos quatro quilômetros restantes da rodovia. Segundo o prefeito de Montauri, Jairo Roque Roso (MDB), o trecho ainda pendente fica mais próximo a Serafina Corrêa e está passando por preparo da base para depois receber a camada asfáltica.
— A obra começou e não parou. Claro que houve momentos de ritmo mais lento, mas está a todo vapor — afirma.
Ao longo das mais de três décadas, a comunidade chegou diversas vezes a comemorar o início das obras, mas sempre surgiam obstáculos a serem superados, especialmente a falta de recursos. Em 1998, por exemplo, o Estado licitou e assinou o contrato com uma empresa para a realização do asfaltamento. A parceria permaneceu em vigor, mas as máquinas nunca haviam aparecido até 2021. Para iniciar efetivamente o trabalho, foi necessário apenas atualizar projeto e orçamento, o que reduziu os trâmites necessários.
A pavimentação da estrada era uma demanda desde a criação do município, em maio de 1988, porque a falta de acesso asfáltico dificulta o recebimento de insumos e o escoamento de produtos. Entre os exemplos estão empresas do ramo pet, que precisam receber matéria-prima.
As obras tiveram início em outubro de 2021, após o Estado garantir R$ R$ 14,3 milhões por meio do Programa Avançar. A estimativa é que a estrada esteja concluída até o fim de abril.