A agitação do veraneio em Arroio do Sal ganha um ingrediente a mais: o esporte. Melhor ainda se for na companhia de amigos e da família. No calçadão na Avenida Beira-Mar, os veranistas deslizam sobre duas rodas, de patins ou aproveitam para caminhar ou correr.
Na areia, há diversas opções de atividades ao ar livre. Ao longo da orla, veranistas lotam as quadras de futevôlei, vôlei de praia e, seguindo as tendências, muitos aproveitam para praticar beach tennis, beach soccer e beach câmbio, modalidade de vôlei adaptada para pessoas acima de 50 anos. Também tem espaço para futmesa, basquete, espirobol e a tradicional bocha. Mas o convite para movimentar o corpo vai além. Há opções para slackline, que consiste em movimentos sobre uma fita, jump, barras, saco de pancada, e barras. E claro, muita música.
As quadras próximas ao quiosque da Secretaria de Turismo e Esporte são disputadíssimas. Inclusive há atletas que treinam no espaço para competições. A partir das 17h, um time de Caxias do Sul, por exemplo, se reúne para treinar o beach câmbio na quadra. O time da Serra irá representar Arroio do Sal no campeonato.
A técnica de enfermagem, Katia Regina Marques Freitas, 48 anos, o prevencionista de riscos, Eduardo da Costa, 57, e o filho deles Dimas Luiz Marques da Costa, 13, vieram de Vacaria passar o dia na praia.
— É um diferencial ter área de lazer para brincar com nosso filho É a primeira vez que venho a Arroio do Sal e pretendo voltar — afirma Kátia.
Costa e o filho concordam:
— O ambiente é limpo e organizado, as quadras também e têm equipamentos como bolas para emprestar. O pessoal do Turismo é simpático e receptivo.
O adolescente também aprovou a oportunidade de jogar com os pais.
— Jogo futsal e treino para ser goleiro e aqui o treino é divertido e dá pra treinar bastante. Adorei essa praia.
Futebol, fotos e diversão
Junto ao letreiro de Arroio do Sal, a família do auxiliar de produção Éderson Luís Cristófoli, 39, aproveitava para tirar fotografias antes de voltar para Cotiporã. Ele estava acompanhado da esposa, Ana Romatto, 48, e da filha do casal, Andriele Romatto Cristófoli 14. Essa foi a primeira vez que as duas estiveram na praia.
— Tá bem estruturada a praia. Adorei as quadras e jogamos futebol — conta a adolescente.
Fabiano Cristófoli 33, irmão de Éderson, também aproveita o verão com a família. Ele mora em Farroupilha e estava com Janaína Bueno Pilatti, 26, Guilherme Bueno Pilatti Fraporte, sete e Enzo Bueno Pilatti Cristófoli, três.
— Ter mais opções e praticar esportes é um atrativo diferente e que reúne toda a família. É bem bacana — ressalta Cristófoli.
Quadras disputadas
Pela manhã, as quadras são bastante procuradas, mas é à tarde que a disputa por espaço fica mais acirrada. O motorista Paulo Morandi, 44, de Flores da Cunha, jogava vôlei com amigos de Santa Catarina.
— Nós praticamos vôlei e futevôlei e aqui temos opção para jogar e manter os treinos —destaca ele.
A esposa dele, Geni Morandi, 50, se machucou, e por isso opta por não jogar, mas aproveitou para relaxar em uma cadeira e aproveitar o sol na quadra.
— Eles jogam e eu curto o sol e fico aqui com eles.
A caxiense Elaine Oliveira, 50, curtia o espirobol com a nora Eliana dos Santos Apolinário, 25, e o neto Diogo Jim da Rosa Ferreira, 12.
— Estamos aqui há quase 15 dias e não tem que se limitar apenas ao sol e banho de mar, tem muitas atividades e opções para todas as idades _ ressalta Elaine.
O vendedor Wagner Balardin, 32, aproveitou as barras para se exercitar. Ele é de Caxias e está hospedado na casa de um amigo:
_ Trabalho com vendas online e tenho passado bastante tempo na praia. Faz tempo que não vou à academia e, quando vi a barra, vim praticar um pouco. Já pensei em voltar a malhar _ disse, empolgado.
Infraestrutura para empréstimos e luau
Veranistas já aproveitam as novidades em Arroio do Sal. Referência na praia, o quiosque da prefeitura funciona das 9h às 19h e, a partir desta quarta-feira (11), as quadras terão iluminação das 20h às 3h. O quiosque fica perto da passarela na Avenida Beira-Mar com a Assis Brasil, quase em frente à Praça do Mar.
O secretário adjunto e coordenador de Esporte e de Orla, Moisés Araújo, é um dos primeiros a chegar ao quiosque. Ele coordena a equipe para montar as estruturas e deixar equipamentos como bolas, raquetes e petecas à disposição dos veranistas.
— O empréstimo é gratuito e, caso eles queiram levar o material para mais longe, pedimos um documento. Tem muita demanda e o pessoal elogia muito essa estrutura que montamos. Tem a integração também, eles não se conhecem, mas acabam jogando juntos e fazendo amizade — ressalta Araújo.
A Secretária de Turismo e Esporte, Aline Valim, ressalta que o movimento aumenta ainda mais a partir das sextas-feiras. Outro ponto é a realização de luau na beira da praia. No dia 14, às 22h está programado Luau com Claus e Vanessa e, às 23h30min, a diversão fica por conta do DJ Rômulo Guedes. No dia 15, a partir das 9h, a atração é o Futevôlei do Sesc.
— O Luau é uma experiência nova e única. Poder estar ali no show com o pé na areia. A gente coloca as tochas e é realmente marcante — destaca Aline.
Outra atividade na beira da praia que tem cativado veranistas é o banho de mar assistido, que permite o acesso de pessoas com deficiência. A atividade acontece às sextas-feiras e aos sábados das 10h ao 12h e das 15h às 18h.
— A secretaria tem uma cadeira adaptada e tem uma equipe preparada para levar os cadeirantes até a água. Alguns molham os pés e outros querem tomar banho de mar mesmo. Muitos fazem tempo que não entravam no mar. É um momento muito emocionante para eles e todos nós — ressalta Aline.