Logo no primeiro dia de 2023, uma cena incomum chamou a atenção da comunidade de Ana Rech, que fica no interior de Caxias do Sul. Uma criança de três anos foi encontrada enquanto caminhava pelo bairro. Segundo testemunhas, ela estava sozinha, de pés descalços, inclusive com marcas que queimadura, por causa de pisar no asfalto quente e aparentava estar suja.
Conforme boletim de ocorrência, foi feito na Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA) de Caxias do Sul, a criança foi encontrada cerca de um quilômetro distante de onde deveria estar, na casa da mãe. A testemunha que encontrou a criança levou-a para um local seguro, deu a ela água e comida e chamou a Brigada Militar.
A partir daí, a BM localizou a mãe que, em depoimento na delegacia, teria dito que não percebeu que a criança havia saído de casa. A delegada substituta da Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente, Suelen Breda Panizzon, revelou que a mãe estava alcoolizada.
— Agora começa a investigação e vamos dar andamento ao caso. Hoje (segunda-feira, dia 2) foi aberto o procedimento policial para averiguar. A mãe foi ouvida e também a mulher que encontrou a criança na rua e que chamou a BM. Vamos investigar para saber se houve crime de maus tratos ou não.
Segundo a delegada, até que o fato seja esclarecido, a criança está sob a guarda do pai e afastada da mãe.