Umas das formas de arte mais misteriosas para o público leigo, a escultura em pedras de grande porte poderá ter seu processo criativo conhecido a partir de hoje, quando começa o 5º Simpósio Internacional de Escultores, em Bento Gonçalves.
Promovido pelo Instituto Tarcísio Michelon, o evento reúne 10 artistas de diversos países, que irão interagir e produzir diante dos olhos do público, nas dependências do Hotel Dall’Onder. A visitação é aberta e gratuita ao longo de todo o período do Simpósio, que seguirá até o dia 31 de janeiro.
– O Simpósio de Escultores acumula histórias muito bonitas, porque são muitos dias de convívio, muitas línguas e culturas diferentes, e é um momento de muita união e troca entre os artistas. Quando tu vês todos eles trabalhando juntos, depois de alguns dias já não existem mais idiomas, existe apenas a linguagem da arte – destaca a coordenadora do evento, a produtora cultural Ângela Martins.
Participam este ano os escultores Aldo Shiroma Uza (Peru), Tamas Baraz (Hungria), Gemma Domingues Guerra (Costa Rica), Paul’s Jaunsems (Letônia), Bahadir Çolak (Turquia), Yoshin Ogata (Japão), Baku Inoue (Japão), Mauricio Guajardo (Chile), Jhon Gogaberishvi (Georgia) e o brasileiro Mauri Menegotto, bento-gonçalvense. Cada participante terá consigo um escultor brasileiro como auxiliar, o que já virou uma tradição do simpósio.
Discípulo de João Bez Batti, com quem trabalhou como assistente por 17 anos até consolidar sua própria carreira esculpindo em basalto e madeira e exportando suas peças para diversos países da Europa e da Ásia, Mauri Menegotto comemorou o fato de ter sido escolhido pelo curador do evento, o artista turco Kemal Tufan.
– Um simpósio é sempre enriquecedor, porque traz a oportunidade de adquirirmos novos aprendizados. Já participei do simpósio como ajudante de escultor em três edições anteriores, e agora poder participar como escultor convidado representando o meu país, na minha cidade, é muito satisfatório – comenta o escultor.
As obras produzidas no simpósio poderão ser conferidas posteriormente no Parque Domadores de Pedra, em Bento Gonçalves, administrado pelo Instituto Tarcísio Michelon e que conta atualmente com 48 esculturas, produzidas em edições anteriores do evento. O Simpósio de Escultores é viabilizado pelo programa Pró-Cultura RS, do governo estadual.
PROGRAME-SE
O quê: 5º Simpósio Internacional de Escultores.
Quando: de hoje até 31 de janeiro. Das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h.
Onde: Hotel Dall’Onder (Rua Herny Hugo Dreher, 197, Planalto), em Bento Gonçalves.
Quanto: visitação gratuita.