Um fiscal da Associação Rio-grandense de Proteção aos Animais (Arpa) flagrou um crime ambiental na tarde desta segunda-feira (26), em Bento Gonçalves. Ele recebeu denúncias sobre a morte de peixes no Arroio Quarenta, na localidade de 40 da Graciema, no Vale dos Vinhedos, no interior do município.
De acordo com o boletim de ocorrência, ao chegar na localidade, por volta da 13h30min, o fiscal ambiental, Jorge Acco, esteve na localidade para verificar o que estava acontecendo com os peixes. Ele já havia sido informado que um agricultor de 66 anos lava um trator dentro da água e também usa a água para pulverizar um parreiral. Na propriedade do homem ele encontrou embalagens de agrotóxicos dentro do arroio.
— A mortandade de peixes pegou mais ou menos de seis a oito quilômetros onde foi largado produtos. É um arroio pequeno, mas era preservado e com uma água muito boa. Essa água é muito utilizada pelos moradores, até para banho — explica Acco.
O fiscal fez o levantamento fotográfico das substâncias e apreendeu as embalagens. Ainda segundo a ocorrência peixes das espécies cascudo, jundiá, lambari e carás foram encontrados mortos no local onde o acusado lavava o trator.