Depois do Natal, a data mais importante para o comércio, agora é hora das trocas de presente. Isso faz com que lojas de Caxias do Sul registrem movimento de clientes, apesar da cidade estar mais vazia devido ao período de férias coletivas. Para o varejo, o momento também é bom, porque a troca pode vir acompanhada de uma nova compra.
Conforme o presidente do Sindilojas, Rossano Boff, a maior incidência de trocas costuma ocorrer nos dias imediatamente posteriores ao Natal. Depois, no decorrer da semana, esse fluxo diminui. De acordo com ele, vendedores bem preparados pelas empresas são um ativo importante neste momento, porque é possível incrementar as vendas na reta final do ano:
— O pessoal que não vai tanto às compras no período antes do Natal, para evitar o movimento intenso, aproveita agora e vai fazer compras. A troca pode ajudar a fidelizar o cliente que até então não é seu — explica o empresário.
Quem aproveitou a troca para fazer novas compras foi a dona de casa Alexandra Longo, 46 anos. Na segunda-feira (26), ela foi a uma loja da qual é cliente costumaz para pegar um vestido diferente do que ganhou da filha no Natal.
— Estou trocando e levando outros. Não era para isso acontecer, mas aqui é tudo maravilhoso — comenta.
O vendedor Willian Cabral, da Loja Dóra Muniz, onde Alexandra fazia compras, diz que as trocas estão abaixo do esperado neste ano:
— Esperava mais, mas o pessoal está acertando bastante. Muitos dos nossos modelos abrangem mais de um tamanho, então a troca não é tão necessária — detalha.
Também na Avenida Júlio de Castilhos, a Tribus tem uma realidade diferente. Já na segunda-feira de manhã, houve momentos de pico dentro da loja, com cinco pessoas trocando presentes ao mesmo tempo.
— Sempre é assim, bem normal. A maioria das trocas é por tamanho. E a gente estendeu a troca porque o pessoal antecipou as compras. A política é de trocas em até sete dias, mas estendemos até depois das festas (de final de ano), porque o pessoal vai para a praia e volta depois — aponta Aline Silvestrin, subgerente da loja.
A secretária administrativa Rita Licéia da Silva, 45, inclusive antecipou o retorno do Litoral para fazer uma troca para o amigo secreto que será revelado no dia 1º de janeiro. Depois de comprar um boné de aba reta, ela descobriu que o amigo secreto prefere o modelo com aba normal.
— Acho que ele vai gostar. Vim da praia só para fazer a troca. Já aproveitei e comprei uma camisa para o meu namorado — conta.
Sem obrigação
A estratégia de possibilitar a troca é mesmo uma forma de ganhar a clientela. É que pelo Código de Defesa do Consumidor, as empresas não são obrigadas a fazer essa transação.
— Só é obrigatória quando há algum vício e defeito. As lojas de Caxias costumam fazer, mas por uma liberalidade — diz o coordenador do Procon de Caxias, Jair Zauza.
A recomendação do Procon é de que os consumidores, quando precisarem de troca, peçam para a empresa que deixe por escrito essa possibilidade com o prazo. Segundo Zauza, isso pode constar até mesmo atrás do cupom fiscal. Nesse caso, se houver recusa à substituição, o Procon terá subsídios para atuar em defesa do consumidor.
Como acionar o Procon
- Para informações, ligue 151
- Para reclamações, acesse proconcaxias.com.br.
Compras online
Em casos de compras feita pela internet, o consumidor pode invocar o direito ao arrependimento. Com esta medida, a pessoa tem sete dias, a contar desde o recebimento do produto, para solicitar a sua devolução ou troca sem ter que justificar este ato. Os custos de frete de envio do produto ficam por conta do fornecedor.