Os últimos 10 meses foram de mobilização para familiares e amigos de Miguel Angelo Valente, ciclista que, aos 50 anos de idade, foi vítima de um acidente de trânsito registrado na BR-470, em Veranópolis. Com o auxílio de parceiros, após reformulação, o grupo conseguiu consolidar a instalação da ghost bike, confeccionada com o intuito de eternizar Valente — utilizando, inclusive, a bicicleta dele — e de promover a conscientização em relação aos ciclistas no trânsito.
A estrutura, que segue um movimento mundial referente a esse tema, teve sua primeira instalação em fevereiro, sendo removida quatro dias depois por ocupar, irregularmente, a faixa de domínio do Departamento Nacional de Trânsito (Dnit). Desde sexta-feira (2), a homenagem está em uma área particular, a cerca de 30 metros da rodovia. Apesar do recuo, a nova instalação é mais alta, está iluminada e ganhou asas de metal, uniformizadas em branco.
— Ela está com aproximadamente quatro metros de altura, quase o dobro do tamanho inicial. Ficou mais legal, bem bonita, impactante. É algo que chama a atenção mas que, ao mesmo tempo, transmite leveza. As asas deram essa sensação angelical, de uma paz que eu espero que meu pai tenha encontrado onde quer que ele esteja — afirma Talita Benato Valente, 24, filha do ciclista homenageado.
Ela conta que a mãe, Valquiria Benato Valente, protagonizou a busca pela reinstalação, conseguindo o contato dos proprietários da área, os quais concederam o espaço para a homenagem, agora posicionada em um recuo maior, e do lado oposto ao anterior — à direita de quem trafega sentido Nova Prata-Veranópolis.
— Quando retiraram a gente ficou bem chateada, mas entendemos o lado deles e por isso procuramos alternativas. Com a ajuda de muitas pessoas a homenagem acabou virando praticamente um monumento. A gente vem se habituando ainda com a ausência do meu pai, não é um processo fácil, e esta é uma forma de mostrar para as pessoas o que aconteceu, para que outras pessoas não passem pelo que estamos passando — completa Talita.
O que são Ghost Bikes?
As Ghost Bikes, ou bicicletas fantasma na tradução literal, são bicicletas pintadas de branco, instaladas em locais de acidentes fatais com ciclistas. O monumento torna-se um memorial para promover a conscientização em relação aos ciclistas no trânsito, além de evitar que aquela morte caia no esquecimento.