Eternizar para não esquecer e salvar outras vidas. Foi esse o objetivo de familiares, amigos e do grupo de ciclistas de Miguel Angelo Valente, ao instalar uma ghost bike no km 110 da BR-470, em Veranópolis. Ele tinha 50 anos quando teve a vida interrompida em um acidente de trânsito em dezembro do ano passado nesse ponto da rodovia. A colocação do monumento pretende conscientizar motoristas sobre o respeito aos ciclistas e foi realizada na quinta-feira (3).
Foi durante o velório de Valente que surgiu a ideia da ação, segundo o amigo da família e empresário, Ladevir Antonio. Ele aceitou fazer e sugeriu utilizar a bicicleta em que a vítima estava na hora do acidente.
— Ela foi liberada depois da perícia e eu peguei a bicicleta e pintei. Chamei um grupo de ciclistas daqui, amigos e que pedalávamos juntos, fomos no local do acidente. Fizemos um banner também para colocar na beira da estrada — conta Antonio.
O empresário comenta que Valente era sempre quem alertada sobre os perigos do trânsito ao grupo de ciclistas e, na sua opinião, a distração causada pelo uso indevido de aparelhos eletrônicos ao volante motivou o acidente que vitimou o amigo, como ocorre em outros casos envolvendo ciclistas.
— O Miguel era o que mais chamava a nossa atenção sobre a segurança, dizia para a gurizada ficar fora da pista. E ele foi abalroado 1,5 m fora da pista, por uma pessoa que, provavelmente, estava no celular, porque não tem freada, não tem marca no chão, nada. Ele foi pego em cheio por trás — lembra.
A perícia do acidente, que ocorreu no dia 19 de dezembro, ainda não foi concluída e a ocorrência segue em investigação.
O que são Ghost Bikes?
As Ghost Bikes, ou bicicletas fantasma na tradução literal, são bicicletas pintadas de branco, instaladas em locais de acidentes fatais com ciclistas. O monumento torna-se um memorial para promover a conscientização em relação aos ciclistas no trânsito, além de evitar que aquela morte caia no esquecimento.
Esta ação é realizada em todo o mundo há quase 20 anos. Segundo o ghostbikes.org, o primeiro registro deste movimento foi em St. Louis, Missouri, nos Estados Unidos.
A Ghost Bike pode ser montada por qualquer pessoa, precisando apenas pintar uma bicicleta e afixá-la em um lugar. Para evitar furtos, é recomendado deixar o veículo o menos “pedalável” possível, retirando pedaços do pneu, câmaras, cabos, freios, refletivos. Outra dica é passar bastante tinta nas partes móveis, para imobilizar. Instalar em locais mais altos, como postes, também é outra recomendação.