Quem nunca ficou tocado ou inspirado ao ver uma arte? É através desta provocação de sentimentos, que dois professores da rede municipal de ensino de Caxias do Sul elaboraram um projeto de estímulo para que estudantes façam fotos com base na sua realidade e em pontos turísticos do município. O projeto iniciou nas escolas municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Machado de Assis, no bairro Reolon, e Padre João Schiavo, em Fazenda Souza.
A inspiração para essas crianças vêm das obras dos fotógrafos Sebastião Salgado e Vik Muniz. Após este primeiro contato, os professores Suzemara Cardoso, idealizadora do projeto, e Fernando Menegat, provocam uma reflexão sobre a realidade na qual o aluno está inserido. Depois de refletirem, é a hora de ir a campo — literalmente — e retratar as próprias fotos, com paisagens e pessoas.
— O resultado são fotos lindíssimas, retratando a riqueza do campo, seja ela através de paisagens ou das pessoas do campo que tanto trabalham para alimentar a cidade. O trabalho com fotografia faz com que os estudantes se sintam pertencentes à comunidade rural — comenta Menegat.
O professor, que utilizou o trabalho já realizado de Suzemara para colocar em ação na escola em que atua, a Machado de Assis, garante que o projeto seguirá no próximo ano. Logo na primeira execução, duas alunas, Manoela Samorro Rodrigues e Yasmin Ariela Rosa Samorro, do 4º ano, foram premiadas no 13º Clic Fotográfico Turístico, promovido pela prefeitura, com fotos na Casa de Pedra e no Cristo do Terceiro Milênio.
— No próximo ano, a ideia é ampliar o projeto educacional com fotografia para muitas outras turmas da escola, em parceria com a professora de arte Fabiana Kinstschner, retratando as belezas dos pontos turísticos da cidade de Caxias do Sul e do bairro no qual a escola está inserida, o Reolon — afirma Menegat.
Aluna de Fernando e uma das premiadas, Manoela Rodrigues conta que adorou participar do projeto.
— Eu aprendi com o professor a fazer fotos e vou continuar. As fotos dos artistas são incríveis, me lembro de uma que é um pôr do sol nos trilhos, foi a que mais gostei.
Quem também gostou de participar do projeto foi Yasmin:
— Eu amei, amei, amei. Eu gosto muito de tirar foto. A minha foto preferida foi a que fiz do Cristo do Terceiro Milênio — conta a aluna.
Da inspiração
Professora de Artes, Suzemara conta que gostaria de propor algo novo na disciplina e, quando começou a pensar no que fazer, viu que os alunos sempre tinham a ânsia de estar com o celular.
— Eu escolhi que iria trabalhar com fotografia, que eles usassem o celular deles para retratar as belezas de Fazenda Souza (onde fica a escola Padre João Schiavo). Cada um começou a fazer seu clique, o seu olhar sobre (o local). A intenção então era valorizar o lugar onde eles moram, ter um olhar diferente e mostrar que existem artistas que vivem disso, por conta de um olhar mais poético — explica a professora.