A unidade básica de saúde (UBS) do bairro Mariani, em Caxias do Sul, reabriu na segunda-feira (28) depois de ter o atendimento suspenso na última sexta-feira (25). No final da semana passada, um médico foi agredido dentro de uma das salas do posto por uma mulher de 48 anos que invadiu o local exigindo que o profissional fornecesse medicamentos. Ele foi atingido com o cabo de um facão nas costas.
A retomada dos serviços nessa segunda-feira contou com a presença de uma equipe da Guarda Municipal (GM) para reforçar a segurança. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Alexandre Silva, diz que há um clima de medo entre alguns servidores.
Para alinhar como será esse reforço na segurança da unidade, o conselho de saúde marcou uma reunião com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a de Segurança e a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores. O encontro será às 17h desta quinta-feira (1ª) na UBS Mariani.
— A Guarda Municipal está realizando rondas diárias nas unidades básicas. Qualquer problema é atendido imediatamente pelo 153 — ressalta o Secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva.