A RS-020 está totalmente bloqueada entre Cambará do Sul e São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, neste início da semana. A interrupção ocorre para detonações de rochas entre o km 177,7 e o km 180,3 e teve início às 8h desta segunda-feira (7). A expectativa é de que o trabalho siga até as 17h, com liberação de fluxo no intervalo entre 11h30min e 14h. O bloqueio irá se repetir nesta terça-feira (8).
A detonação das rochas integra as obras de pavimentação da estrada entre os dois municípios, uma demanda antiga da comunidade da região por fazer a ligação de importantes destinos turísticos. De acordo com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), o trecho está sinalizado e o trânsito será normalizado após o término das detonações. Não se descartam novas interrupções até a conclusão das obras.
A pavimentação dos últimos 26,6 quilômetros ainda pendentes na RS-020 foi autorizada no fim de 2021 e tem custo previsto de R$ 52,1 milhões. O trabalho integra o Plano de Obras do Programa Avançar. Em 2020, sem dinheiro em caixa para terminar a estrada, o Estado executou dois quilômetros de pavimentação com recursos da Constribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), um imposto federal voltado ao sistema viário e compartilhado com os estados.
Além de ligar Cambará e Ausentes, a RS-020 vai se unir à BR-285, em fase de conclusão nos Campos de Cima da Serra e em Santa Catarina. Dessa forma, será possível acessar a BR-101 na cidade catarinense de Araranguá. Outra obra em vias de sair do papel é a pavimentação da RS-427, no acesso ao cânion Itaimbezinho, que também liga Cambará ao município de Praia Grande (SC).