Todos os professores da rede municipal de Caxias do Sul terão à disposição, a partir do próximo ano letivo, uma plataforma digital que oferece capacitação e materiais didáticos voltados à Língua Inglesa. A novidade foi oficializada na última quinta-feira (27), por meio da assinatura de um acordo de cooperação entre Caxias do Sul e o Reino Unido. A solenidade teve a presença cônsul-honorário do Reino Unido em SC, Michael Delaney.
Os conteúdos fazem parte do programa Skills For Prosperity (Habilidades para a prosperidade, em tradução livre), iniciativa global do governo do Reino Unido implementada em diversos países, cujo foco está na melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa. A diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Paula Martinazzo, explica que a prefeitura foi procurada pela própria plataforma há cerca de três meses e que, após apresentação e análise do projeto, foi fechada a parceria. O acesso não gerará custos aos cofres do município e não há prazo para encerrar.
— Vimos que esta plataforma tem uma riqueza, tanto para os professores, que podem estudar inglês de maneira gratuita, quanto pelo alinhamento pedagógico, com possibilidade de planejamento por ano em que os estudantes estão — explica Paula.
O acesso aos materiais é feito pelo site Nova Escola, parceria da iniciativa no país. Ali, todos os docentes das 83 escolas da rede municipal, sejam formados em Língua Inglesa ou não, poderão fazer cursos gratuitos, que vão do nível iniciante ao intermediário, com 40 horas de duração cada. As capacitações geram certificados e estão alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Atualmente, a rede municipal de Caxias do Sul conta com 54 professores de Língua Inglesa. Além da capacitação para docentes a plataforma também fornece gratuitamente materiais pedagógicos para os alunos, conforme o ano em que estão matriculados.
— Os cursos são totalmente EAD (ensino a distância), então, o professor poderá fazer conforme os horários de planejamento dele. No total, são 280 horas de curso. Também há uma trilha de formação para os estudantes, onde há cadernos específicos para cada ano. É como se fosse uma apostila onde irão desenvolver o inglês britânico. Claro que vai de cada professor adaptar este material que está disponível, verificando se encaixa-se com o nível em que os alunos se encontram — detalha o professor Edelvan Borelli, assessor de projetos da Smed.
Projeto-piloto levará idioma para anos iniciais de cinco escolas municipais
A qualificação do idioma na rede municipal de ensino de Caxias do Sul contará com outra iniciativa a partir de 2023, além da plataforma digital gratuita. Cinco escolas participarão de um projeto-piloto que vai inserir a Língua Inglesa desde o primeiro ano do Ensino Fundamental. Atualmente, a oferta desta disciplina ocorre apenas a partir do sexto ano, seguindo até o nono ano.
As instituições que receberão o projeto-piloto são as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Engenheiro Dario Granja Sant’anna, Guerino Zugno, Manoel Pereira dos Santos, Nova Esperança e Padre João Schiavo – representantes de cada um dos cinco territórios por onde se distribui o mapa da educação no município. Em 2024, conforme a diretora pedagógica da Smed, Paula Martinazzo, há a intenção de ampliar a proposta para outras escolas da rede municipal.
Para os anos iniciais, além do professor regente, será inserido um docente especializado no idioma, assim como já ocorre para as aulas de Artes, Tecnologia e Educação Física. As aulas de Língua Inglesa, para estes e os demais estudantes, ocorrerão uma vez por semana.