Rodovias da Serra ainda têm pontos de bloqueios nesta terça-feira (1°), mas estradas começam a ser liberadas. No Posto Avião, na BR-470, em Garibaldi, primeiro ponto de bloqueio feito na Serra, o trânsito está liberado nas duas vias. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está no local para fiscalizar. Uma faixa pedindo a intervenção militar também foi fixada no local.
Na BR-116, no km 142, próximo ao pórtico de Ana Rech, em Caxias, o trânsito está liberado. No Km 96 da RS-122, no acesso a Nova Pádua, o trânsito está liberado. No início da manhã manifestantes fizeram queima de pneus no local.
Na RS-122, entre Farroupilha e Caxias do Sul, o bloqueio se manteve até perto das 7h10min desta segunda, com sistema de pare e siga. Depois, o trânsito foi liberado.
Na Rota do Sol, no acesso à localidade de São Brás, em Caxias, manifestantes bloquearam parte da rodovia no início desta manhã. A pista principal chegou a ficar parcialmente interrompida, mas foi liberada por volta das 9h30min.
O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou na madrugada desta terça o encerramento dos bloqueios, que se iniciaram depois que do resultado da eleição. Os manifestantes se dizem apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Pontos com bloqueio:
RS-235:
km 48, próximo ao Santuário de Caravaggio de Canela
RS-122:
km 96, em Flores da Cunha: bloqueio total
km 36 da RS-122, no pórtico de Gramado: chegou a ser encerrado pela manhã, mas manifestantes não saíram do local. Galhos de árvores bloqueiam parte da via
RS-453:
km 117, em Farroupilha: bloqueio parcial