Quem aproveitou o feriadão da Proclamação da República para ir pro litoral, também resolveu adiantar o retorno. No meio da tarde desta terça-feira (15), a Rota do Sol, RS-453, já tinha trânsito intenso no sentido litoral-Serra. Em média, 25 carros por minuto passavam pelo local por volta das 17h. Já no início da noite, o fluxo teve redução, quando 15 carros passavam por minuto.
A capacidade da via é de 30 carros por minuto. Acima disso, já ocorre congestionamento. Segundo levantamento do 3º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar, não há uma estimativa de quantos veículos cruzaram a Rota do Sol nesta terça. A expectativa, feita por um comparativo com o feriadão de Carnaval deste ano, era que uma média de 40 mil veículos passassem pela Rota do Sol.
Até o início da noite, o retorno foi relativamente tranquilo. De acordo com o grupo rodoviário de Garibaldi apenas uma saída de pista, seguida de colisão em uma árvore, foi registrada no km 168 da Rota do Sol, na região de Vila Seca, por volta das 14h30min. O acidente ocorreu com um veículo Suzuki Vitara. Uma passageira teve ferimentos leves, foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada ao Hospital Pompéia. Não houve reflexos no trânsito.
Fora da Rota do Sol
Já no km 127, da RS-122, em Antônio Prado, houve uma colisão entre uma motocicleta titan e um Celta. Os dois ocupantes da moto ficaram feridos e receberam atendimentos pelo Samu, sendo encaminhados ao Hospital São Tiago.