Visando à conscientização e alerta contra o racismo, a Escola Estadual de Ensino Médio Evaristo de Antoni, de Caxias do Sul, promove a apresentação de curtas-metragens às 19h desta quarta (23), quinta (24) e sexta-feira (25) na UniFtec. O projeto, criado em alusão ao mês da Consciência Negra, foi encabeçado pelo professor de Filosofia da escola, Fernando da Silva Lopes, nas turmas do segundo e terceiro ano do Ensino Médio.
Segundo o professor, foram elaboradas propostas para que os alunos realizassem curtas-metragens por meio de elementos que eles observam na sociedade. Ao longo de quatro meses, os alunos elaboraram o roteiro, a parte estrutural e gravação nas disciplinas de Português, Filosofia, Sociologia, História, Geografia, Mundo do Trabalho, Tecnologia e Cultura Digital. Além de abranger as áreas da Literatura, Ciências da Natureza e Matemática.
— Conseguimos terminar o projeto a tempo, mas ainda tem muito a ser trabalhado. A ideia é continuar o projeto no ano que vem, para que os alunos tenham isso como uma cultura, para entenderem e se colocarem como protagonistas das atividades e que eles consigam aprender sobre a luta antirracista e sobre os processos sociais aos quais estamos inseridos — disse o professor.
Nesta quarta-feira, ocorreram apresentações do turno da manhã e, na quinta, dos turnos da tarde e noite. Na sexta, será feita a entrega de premiações e apresentações artísticas. A exibição dos 14 curtas-metragens será realizada na UniFtec (Rua Gustavo Ramos Sehbe, 107, Cinquentenário) e a entrada é gratuita. Podem participar estudantes e a comunidade escolar do Evaristo de Antoni.