Prestes a chegar na metade da programação, a 37ª edição da Feira do Livro de Bento Gonçalves está trazendo bons resultados para os 11 livreiros que participam do evento, de acordo com a Comissão Organizadora. Integrante da organização, a bibliotecária Paula Porto celebrou o movimento no primeiro final de semana do evento, que teve início na quarta-feira (5), na Via del Vino.
— A movimentação sempre está relacionada ao clima. No sábado (8), foi um dia lindo de sol, então superou as expectativas. Estava lotada. Hoje (domingo, 9), está um pouco mais frio, tem bastante movimento, mas caiu um pouco — relata Paula.
Nesses primeiros dias de feira, os livreiros também deram uma resposta positiva para a organização. Nesta segunda (10), quando a feira chega ao sexto dia — na metade do evento — os números de vendas serão divulgados, bem como do público que participou até aqui.
O termômetro, porém, é positivo. A palestra de Fabrício Carpinejar, na quinta (6), atraiu 500 pessoas, ao mesmo tempo que 9 mil crianças de escolas do município estão com visitas agendadas.
— Mas, já conversando rapidamente com eles, estão bem contentes. No terceiro dia de feira, as expectativas já foram superadas — celebra a bibliotecária.
Um diferencial desta edição é a volta dos estandes. No lugar das populares bancas, os livreiros sugeriram as estruturas, usadas no ano passado, quando a feira teve uma edição menor, por conta das restrições da pandemia. Para os comerciantes, os estandes ajudam a atrair mais o público.
— Todo mundo está parabenizando a estrutura. A questão dos estandes fica melhor, tanto para o livreiro, quanto para a comunidade. Facilita a comercialização, em que o visitante pode entrar e tem acesso a todos os livros — conta Paula.
Os estandes também trazem uma contrapartida para a Biblioteca Pública Castro Alves, de Bento. A prefeitura arcou com a estrutura, mas com a contrapartida de que os livreiros devem doar R$ 600 reais em livros para a biblioteca.
Com programação até o dia 16 de outubro, a 37ª edição da Feira do Livro de Bento Gonçalves tem o poeta e escritor paulista Zack Magiesi como patrono e Firmino Splendor como o Escritor Homenageado.