Os moradores da Serra viverão, na semana que vem, dias com clima totalmente atípico para esta época do ano. Isso porque a primeira semana de novembro promete ser de muito frio, com padrões similares ao do inverno. A previsão da Climatempo ainda sinaliza até chance de neve ou ocorrência de chuva congelada para a próxima terça-feira (1º) nas regiões mais altas, como os Campos de Cima da Serra. Ou seja, quem já guardou os casacos e cobertores: prepare-se!
Serão dias bem diferentes desta quarta-feira (26), quando o termômetro alcançou 28,4°C em Caxias do Sul. A meteorologista Josélia Pegorim explica haverá a passagem de duas frentes frias nos próximos dias. A primeira delas não terá tanto impacto nos termômetros. Já a segunda frente fria, que chegará ao longo do domingo (30) ao Estado, fará as temperaturas despencarem na próxima semana. Neste dia, também há previsão de bastante chuva pelo RS.
— Em relação ao calor de hoje (quarta-feira), teremos uma ligeira queda até a sexta (28), especialmente das temperaturas máximas. A partir da segunda-feira (31) que os gaúchos vão sentir esse frio completamente atípico que está sendo anunciado — detalha Josélia.
— O frio dos primeiros dias de novembro será inédito. É algo muito forte para esta época. Como se nós voltássemos para julho, no auge do inverno — complementa a meteorologista da Climatempo.
Na segunda-feira, Vacaria, por exemplo, pode ter mínima de 7°C e máxima de 15°C. São José dos Ausentes, por sua vez, deve marcar 3°C neste dia. Cambará do Sul, na mesma região, tem expectativa de mínima de 5°C.
A ocorrência de neve é cogitada apenas para o primeiro dia do mês, na terça-feira, conforme a profissional. Os pequenos flocos também são anunciados para a serra catarinense.
— O frio que chega no domingo é bastante excepcional e, como vamos ter ainda bastante umidade, estamos levantando essa possibilidade de queda de neve ou outro tipo de precipitação invernal (como a chuva congelada). Se o fenômeno ocorrer, vai ser na cidades de maior altitude, no decorrer do dia 1º. É uma situação inédita, porque não se tem registro de neve em novembro no Brasil, pelo menos até onde pesquisamos — avalia Josélia.
A tendência é de que o frio permaneça ao longo da semana que vem, mas com intensidade que se enfraquecerá no decorrer dos dias.
— Essa massa de ar frio intensa vai continuar influenciando o Rio Grande do Sul. Podemos dizer que os primeiros quatro, cinco dias de novembro serão típicos de inverno, com noites e amanheceres frios — finaliza a meteorologista.