Uma programação que segue até o domingo celebra a memória da padroeira de Caxias do Sul, Santa Teresa D'Ávila. As homenagens contemplam novenas, a tradicional bênção aos fiéis na escadaria da Catedral Diocesana, missa em homenagem ao Dia dos Professores, além de carreata com a imagem da santa e almoço festivo. Nesta quinta-feira (13), os fiéis puderam acompanhar gratuitamente o filme "Santa Teresa D'Ávila — O Filme".
Santa Teresa nasceu em Àvila, na Espanha, em 1515. Ao entrar no mosteiro, abandonou seu nome de nascimento e passou a chamar-se Teresa de Jesus. Com escritos teológicos bastante densos, recebeu o título de Doutoura da Igreja, em 1970, pelo papa Paulo VI. Este apreço pela leitura e pela escrita concedeu a ela outro título importante, o de protetora dos professores. Por este motivo, também, a celebração caxiense deste ano carrega a temática Santa Teresa: educadora para Cristo.
— Santa Teresa D'Ávila foi uma carmelita que fez uma grande reforma, que trouxe uma espiritualidade para a vida da Igreja, o chamado caminho de perfeição, onde, de fato, renovou a interioridade da Igreja na busca de Deus, neste caminho de Jesus Cristo. Por ser proclamada Doutora da Igreja, ela é considerada protetora dos professores e professoras. Neste sentido, escolhemos o tema para homenagear esta profissão, para que todos continuem com criatividade, com perseverança, não só com a transmissão de conhecimentos, como também na educação para a vida, para a cidadania e os valores humanos — explica o pároco da Catedral Diocesana, padre Volnei Vanassi.
Nesta sexta-feira (14), é o último dia da novena, que ocorre em todas as missas do dia (às 12h, 16h e 19h). No sábado (15), das 10h às 16h, os padres estarão na escadaria da Catedral, em frente ao bispado, abençoando os fiéis — se chover, o ato será dentro da igreja. No mesmo horário, voluntários da Casa Madre Teresa receberão doações de alimentos não perecíveis, fraldas geriátricas e remédios. No final da tarde, às 18h, será celebrada missa solene, com uma homenagem e bênção aos professores e educadores. Também haverá uma encenação do encontro entre Teresa e Jesus crucificado.
O domingo, por sua vez, marca a retomada da confraternização presencial após dois anos de pandemia, com almoço festivo no salão paroquial São Leonardo Murialdo, na Rua Doutor Montaury, nº 710. Antes, os fiéis poderão acompanhar uma missa, às 11h, na Catedral. Após a celebração, haverá uma carreata com a imagem de Santa Teresa até o local do almoço - viaturas da Secretaria de Trânsito farão o acompanhamento da procissão e liberando a passagem de carros a medida que os veículos passem.
Os ingressos custam R$ 80 (adulto) e R$ 40 (crianças de seis a 12 anos) e podem ser adquiridos na Secretaria da Catedral, em horário comercial, ou pelo fone (54) 3221-2564.
— É a expectativa que a gente faça desse momento um encontro. As festas de paróquia já estão acontecendo e aqui, na Catedral, é a primeira vez (desde o início da pandemia) que vamos nos reunir para o almoço — conclui o pároco.