As comemorações do aniversário de cinco anos da beatificação do padre João Schiavo iniciaram nesta sexta-feira (28), em Caxias do Sul. A abertura foi com o lançamento do livro Linhas da Espiritualidade do Beato João Schiavo, do padre Túlio Locatelli, no Colégio Murialdo, em Ana Rech, às 19h30min. A programação se estende até o domingo (30), com uma missa solene. Schiavo é o primeiro beato da Diocese de Caxias.
Ainda na sexta, haverá o painel Beato João Schiavo - um religioso apaixonado pelas missões, com a superiora geral das irmãs murialdinas, a irmã Orsola Bertolotto, e o superior geral dos josefinos de Murialdo, o padre Túlio Locatelli, também no Colégio Murialdo. Já no sábado (29), haverá uma missa solene de intronização da relíquia do Beato João Schiavo, na Igreja Matriz Nossa Senhora de Caravaggio, em Ana Rech, a partir das 18h.
No domingo, às 10h, ocorre outra missa solene, na capela em homenagem ao beato, presidida pelo padre Túlio Locatelli, em Fazenda Souza. A beatificação de João Schiavo ocorreu no dia 28 de outubro de 2017, em Caxias, pelo milagre atribuído à cura de Juvelino Cara, que tinha uma trombose em todo o intestino delgado, em 1997. Schiavo fundou o Seminário Josefino de Fazenda Souza, o Abrigo de Menores São José, em Caxias, o Abrigo de Menores em Pelotas e Rio Grande, além do Colégio Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Araranguá (SC). Ele também foi fundador, diretor e professor do Colégio Santa Maria Goretti, que iniciou em Fazenda Souza e hoje está no bairro Madureira.