Na sexta-feira (28) e no sábado (29), a 7ª Delegacia Regional da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) promove um treinamento coletivo para forças de segurança do Estado, em Canela. A ação é voltada para aprimorar e compartilhar conhecimentos para os treinamentos com os cães, por isso ocorre no canil regional da Serra (Canil-7), localizado junto ao Presídio Estadual de Canela.
Como conta o titular da 7ª Delegacia Regional da Susepe, Fernando Demutti, a partir da inauguração do Canil-7, no fim de setembro, a estrutura (conheça no vídeo abaixo) foi considerada uma referência por especialistas e por outras forças de segurança. Para o treinamento, a Susepe está trazendo dois profissionais especializados em trabalho com cães policiais, que darão orientações e mostrarão na prática como melhorar as atividades que compõem os treinamentos dos cachorros das forças de segurança.
— O objetivo é que as forças venham, tragam os seus cães para operarem com a gente e esses instrutores possam dar uma orientação para os nossos profissionais se aperfeiçoarem cada vez mais. O treino tem esse viés: é a qualificação do servidor público voltado para o trabalho com cães — explica Demutti.
Para o treinamento, são esperados grupos da Susepe, Brigada Militar (BM), Polícia Civil e Guardas Municipais de outras regiões do Estado, como da região metropolitana de Porto Alegre e da Zona Sul. Uma equipe da Guarda Municipal de Chapecó (SC) também é aguardada para o grande treinamento. Para todos os envolvidos, a ação será gratuita. No total, 15 cães, com os seus treinadores, devem participar, além de 75 servidores da segurança pública que também estarão acompanhando o treinamento nos dois dias.
O número de cães foi estipulado para que se tenha tempo disponível para que todos os participantes consigam utilizar o espaço de treinamento e repetir as orientações. Até para o treinamento, a 7ª Delegacia Regional planeja construir uma arquibancada no espaço de treino do canil, para que todos possam acompanhar as atividades - enquanto um cachorro estiver na pista de exercícios com o tutor, os outros estarão observando.
Estrutura vira referência
O Canil-7 é lar de oito cachorros da Susepe. Os alojamentos para os animais possuem paredes envidraçadas e telhas translúcidas, que permitem iluminação natural, além de piso aquecido, esteira ergométrica e bebedouros automáticos. Os cães também recebem atendimento veterinário, em que todo o acompanhamento fica documentado. No local, o treinamento coletivo é realizado no amplo pátio, com aparelhos para a atividade, como rampa e palco.
— Procuramos um projeto que tivesse a qualidade do bem-estar animal. Procuramos ferramentas de excelente qualidade, para que pudesse colaborar com os cães nas forças de segurança — observa o delegado regional.
A estrutura diferenciada contou com doações, assim como aconteceu como os equipamentos utilizados, que são de qualidade comprovada. Os cães da Susepe, assim, atendem o grupo de intervenção rápida, participando de revistas nas casas prisionais, podendo atuar em contenções ou na localização de entorpecentes.
Para a construção, que contou com mão de obra prisional, as Varas de Execução Criminal (VEC) de Caxias do Sul e Farroupilha repassaram cerca de R$ 90 mil e R$ 38 mil, respectivamente. As prefeituras de Gramado e Canela também doaram materiais de construção.