Dois motoristas colidiram contra postes na Avenida São Leopoldo, em Caxias do Sul, na madrugada deste sábado (10). Os acidentes aconteceram com menos de cinco horas de diferença, no cruzamento com as ruas Visconde de Pelotas e Garibaldi. Em julho, outros dois acidentes foram registrados no mesmo local, com 15 dias de diferença.
Neste fim de semana, a primeira colisão aconteceu por volta das 00h20min. Segundo a Fiscalização de Trânsito, ao chegar no local ainda de madrugada, as equipes não encontraram o condutor do Siena prata. O veículo estava em frente a uma porta de garagem de um condomínio residencial.
O segundo acidente envolveu um Gol branco. Nas imagens de câmeras de segurança é possível perceber que o motorista, andando de ré, acaba colidindo em um poste que fica na frente do posto de combustível. Não é possível ver, nas imagens, em qual direção da avenida o motorista estava antes de colidir. As informações repassadas pela Brigada Militar, que foi acionada às 4h56min para atendimento deste acidente, foi de que o condutor do Gol, de 59 anos, foi preso por embriaguez e conduzido à delegacia.
Alternativas
Após a repercussão dos acidentes em julho, o secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) de Caxias, Alfonso Willenbring, destacou, na época, Aque a via é sinalizada e orienta o tráfego sobre a circulação no trecho. De acordo com ele, a prefeitura planejava alterações na avenida, transformando-a para mão única no sentido centro-bairro. Porém, disse que ainda não havia projeto executivo para a obra, ou seja, não havia prazos para a intervenção. A reportagem tentou contato com ele até o início da tarde deste sábado para verificar se houve algum avanço, mas não foi atendida.
Mudança em 2020
Em fevereiro de 2020, a prefeitura de Caxias do Sul tornou de utilidade pública uma área de 317 metros quadrados situada junto à Avenida São Leopoldo. Foi um passo para uma possível desapropriação da área, com o objetivo de uma futura implantação de um binário com a construção de um viaduto. O projeto estudado previa a abertura de uma rua nova, paralela à Avenida São Leopoldo, com duas faixas. Com isso, seria viável transformar a São Leopoldo em mão única. O sentido contrário seria escoado pela nova via. Para dar acesso aos veículos que se deslocam da zona sul ao centro, planejava-se o viaduto de ligação da Avenida São Leopoldo à Rua Marechal Floriano. Assim, quem passasse pela Rua Garibaldi trafegaria embaixo da estrutura para seguir em direção à Perimetral Sul.