Câmeras de monitoramento flagraram a cena onde um cachorro foi abandonado no centro de Farroupilha na noite da última quarta-feira (14). De acordo com as imagens, por volta das 19h, o motorista de um veículo Citroën estacionou o carro em frente a um estabelecimento comercial, retirou o animal do compartimento de carga e o amarrou junto ao portão da loja.
Juntamente com o cão, o então tutor deixou um tapete e um bilhete com os dizeres "Desculpa, mas não posso cuidar. O nome é Asno". O cachorro foi encontrado ainda na noite de quarta-feira e posteriormente foi recolhido pelo Departamento Animal da prefeitura da cidade. O cão, que é de porte grande, jovem, macho e dócil, permanecerá no canil municipal até encontrar algum adotante. Ele será castrado e vacinado. Interessados em adotá-lo devem entrar em contato pelo telefone (54) 99951-5440.
— Está sendo apresentada denúncia de crime de maus-tratos usando a Lei Sansão, onde o autor poderá ser incriminado ou não. Agora depende do delegado, mas acredito que não será difícil de identificar o autor — disse a titular da Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal de Farroupilha, Arlene Schinestzki Lazzari.
No momento, a empresa e a repartição da prefeitura estão apurando as imagens para identificar os autores do crime. É importante lembrar que o abandono de animais é considerado crime de maus-tratos no Brasil pela Constituição Federal e pela Lei de Crimes Ambientais, Lei nº 9.605/98, que foi alterada em setembro de 2020 e aumentou a pena de reclusão para de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda.
O que é considerado maus-tratos a animais?
- Abandonar
- Não oferecer assistência médico-veterinária
- Não oferecer uma alimentação adequada e água à vontade
- Agressões físicas
- Manter o animal preso a correntes ou cordas
- Deixar o animal exposto ao sol por longos períodos de tempo
- Manter o animal em locais não-arejados (sem ventilação ou entrada de luz)
- Manter os pets em lugares anti-higiênicos
- Submeter o animal a tarefas exaustivas ou além de suas forças
- Usar animais em espetáculos que possam submetê-los a pânico ou estresse
Como denunciar casos de maus-tratos?
- Coordenadoria de proteção e bem-estar animal de Farroupilha: (54) 9 9958-0954
- Ouvidoria Farroupilha: (54) 9 8404-5537
- Site do Ministério Público Federal
- Polícia Militar: Disque 190
- Disque Denúncia (de acordo com o número de cada cidade)
- Ibama Linha Verde (0800 61 8080)