A prefeitura de São Francisco de Paula lançou na quarta-feira (21) o projeto “Um milhão de araucárias em 50 anos”. Considerado como o maior produtor de pinhão do Rio Grande do Sul, o município quer incentivar que os silvicultores plantem a espécie. Crianças da pré-escola da rede municipal foram as responsáveis pelo pontapé inicial da iniciativa com o plantio de 150 mudas no Bosque das Araucárias, dentro do Parque Natural Municipal da Ronda.
Segundo a prefeitura, colocar em prática um projeto para preservar e ampliar a área coberta com araucárias é importante para manter o banco genético vegetal e também para a proteção da cultura local que permeia a espécie.
A iniciativa prevê um subsídio anual de R$ 7, que será pago pelo período de 10 anos, por unidade de araucária plantada. Cada produtor terá direito ao máximo de mil unidades, e o mínimo de 30. Ainda conforme a prefeitura, haverá certificação que viabilizará a exploração econômica de parte dessas árvores, com a colheita do pinhão e inclusive uso da madeira.
Segundo a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do município Michele Knob Koch, o valor pago por unidade terá alteração anual, a partir do Valor de Referência Municipal (VRM). Ela acrescenta que há muitas serrarias instaladas no município.
— Estamos tentando alinhar um pouco a preservação da biodiversidade com a questão da exploração madeireira. Quando os produtores plantam a araucária, eles podem certificar. E estas áreas certificadas podem ser utilizadas como forma de renda — comenta a secretária.
O projeto de lei já foi enviado pelo Executivo para a Câmara de Vereadores e está aguardando votação. A secretária pontua que a iniciativa foi bem-recebida pelo Legislativo.