A programação da Semana da Pátria movimenta os estudantes de diversas escolas de Caxias do Sul e acelera os preparativos para quem vai participar do desfile desta quarta-feira (7), no centro do maior município da região. A abertura será às 9h, na Rua Sinimbu, esquina com a Andrade Neves, e seguirá o trajeto até a Rua Garibaldi. O tema é único em todas as cidades: a celebração dos 200 anos da Independência do Brasil. No olhar das crianças, é o momento em que pedaços coloridos de papel ganham textura e novos significados.
— Se juntar o verde, o amarelo e o azul forma a bandeira do Brasil — constata Julia Castilhos Gomes, cinco anos.
A turminha da pequena estudante da Escola de Educação Infantil Jardim Mágico tem entre quatro e seis anos e nunca participou de um desfile de Sete de Setembro. O trabalho das professoras é "plantar" o sentimento de patriotismo nas crianças, para que elas o levem para a vida toda.
— Na educação física já começamos esse trabalho com o corpo, os movimentos. Juntamos isso dentro da sala de aula com atividades lúdicas para que então, no dia 7, eles estejam preparados para esse momento tão especial — explica a diretora da Jardim Mágico, Fernanda Lazzari Guerra.
Neste ano, o desfile da Independência deve reunir 4 mil pessoas de 42 entidades em Caxias do Sul. Uma presença tradicional é Banda Marcial do Instituto Estadual Cristóvão de Mendoza. Entre os componentes estará Ben-Hur da Silva Gomes. Ele desfilou como mascote da banda quando tinha apenas três anos. Agora, aos 17, vai estrear como músico.
— É muito importante o que eu vou viver, pela primeira vez tocando. É especial para mim e para todo mundo que está ao meu redor — destaca o estudante.
Especial também para os pais, que se conheceram na banda.
— Agora, vendo os filhos crescer junto com essa família é motivo de orgulho, né? — reforça Saionara Oliveira, mãe de Ben-Hur e que hoje é coordenadora de uniformes do grupo.
A banda do Cristóvão é uma das mais antigas do município. Durante os mais de 50 anos de história, muitos integrantes passaram por ela. E, desde 2018, a banda tem unido diferentes gerações no desfile. César Augusto Mendonça Pagliarin, por exemplo, participa do grupo desde 1978.
— Você se apaixona pelo convívio pela música. São amizades que se perpetuam. Eu tenho amigos de mais de 50 anos dentro da banda. É algo social e cultural. É muito interessante o efeito que causa nas pessoas que participam desse movimento de banda — salienta Pagliarin.
Sinimbu bloqueada
Devido ao desfile da Independência do Brasil e da previsão de manifestações políticas à tarde, o tráfego de veículos na Rua Sinimbu estará suspenso das 7h às 19h desta quarta, podendo haver antecipação no horário. As alterações causarão impactos também no transporte coletivo, que terá os itinerários modificados.
A partir das 7h, o trecho da Sinimbu, entre a Marechal Floriano e a Vereador Mário Pezzi, estará bloqueado para os veículos. Os demais cruzamentos no sentido norte-sul, que transpuserem a Sinimbu, também serão bloqueados no período, sendo permitido apenas tráfego local. A Rua Os Dezoito do Forte e a Avenida Júlio de Castilhos permanecem liberadas. A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) aconselha o uso de vias alternativas, como as ruas Pinheiro Machado e Bento Gonçalves, para evitar congestionamentos.