Neste domingo (25), os cursos de Medicina Veterinária e Agronomia da Universidade de Caxias do Sul (UCS) realizaram a quarta edição do Vet Day e o Agro Day, com ações de conscientização voltadas para as áreas. Com entrada gratuita, evento aproximou os visitantes de informações importantes sobre a saúde animal e até sobre meio ambiente.
— Temos muita educação para a população com as especialidades de cada curso. Os professores estão aqui, junto com os alunos, e como temos de várias áreas, conseguimos fazer a integração com a comunidade, tanto na Agronomia, quanto na Medicina Veterinária — afirma Leandro do Monte Ribas, coordenador do curso de Medicina Veterinária da UCS.
No Vet Day, os participantes tiveram orientações e palestras sobre saúde animal, conservação ambiental, cuidados e higiene de alimentos e prevenção de zoonoses - que são as doenças transmitidas entre humanos e animais. Além disso, teve ação de adoção de animais de pequeno porte, realizada junto da Secretaria do Meio Ambiente (Semma) de Caxias, e doação de ração para entidades protetoras dos animais.
Outro atrativo foram os animais da clínica da UCS, que são espécies de grande porte, como cavalos, bois e ovelhas. Os bichos são todos cuidados pela universidade caxiense.
Quem aproveitou o Vet Day foi a professora Adriana Crippa Wermann, 42 anos. Ao lado dos filhos Bianca, 7, e Bernardo, 9, ela ouviu atenta às dicas e informações sobre a saúde animal. As crianças adoraram ouvir a simulação de batimentos cardíacos de um cachorro, em uma das atrações do evento.
— Está muito legal. As crianças estão bem interessadas, estão achando tudo ótimo. Fiquei sabendo e trouxe elas. Elas gostam muito de animais e da natureza — conta Adriana.
Agro Day apresenta projetos
No Agro Day, além dos visitantes tirarem dúvidas sobre o curso de agronomia, professores e estudantes apresentaram práticas como extração de óleos essenciais e criação de composteiras. Um outro destaque foi a apresentação do Projeto Cultivo com Suplementação Luminosa, que envolve os cursos de Agronomia e Engenharia Elétrica da universidade.
O projeto apresentou, na prática, como um reforço de luz, conseguido por meio de placas fotovoltaicas, pode auxiliar no cultivo e aumentar uma produção, principalmente em dias nublados ou períodos como o inverno. O professor de Agronomia Gabriel Pauletti, 49, explica que os estudos são pensados para se tornarem ferramentas para agricultores da região. Mas, no Agro Day, o docente gostou de ter a interação com a comunidade.
— É muito interessante essa interação com a comunidade. A gente acaba demonstrando um pouco o que estudamos no curso com os alunos, com diferentes técnicas de cultivo, e a comunidade em geral tem muita curiosidade, acha interessante e, de repente, até quer fazer em casa sistemas adaptados. Foi muito legal — celebra o professor.
Novo curso é apresentado
Quem passou pelos eventos na UCS também conheceu um novo curso da universidade. A instituição está lançando a formação em Zootecnia. De acordo com o doutor na área e coordenador do curso, Fábio Antunes Rizzo, 48, a primeira turma deve iniciar os estudos no final deste ano.
Rizzo, que também é professor da Medicina Veterinária, explica que a iniciativa surge da necessidade de uma profissão que consegue se apoiar na Agronomia e na Veterinária, mas que também tem como foco principal a produção animal sustentável. O zootecnista trabalha, assim, com a produção animal.
— Sustentável de que forma? Ambientalmente correta, maximizar as possibilidades que temos na região, então otimiza a utilização das áreas possíveis, e com cuidado de preservação ambiental. Então, preservando o máximo, nosso ambiente, e mudando aquelas tecnologias mais antigas e levar para comunidade uma forma de produção que seja mais sustentável — descreve o coordenador.
O curso formará profissionais aptos a trabalharem em funções como o gerenciamento de qualquer atividade animal, com planejamento financeiro e estratégico de qualquer atividade, melhoramento genético e seleção de raças, nutrição animal, além de bem-estar animal, podendo desenvolver instalações para isso.