O domingo (11) de sol e temperatura amena atraí o público para o entorno do Museu de Ambiência Casa de Pedra, no bairro Santa Catarina, em Caxias do Sul. É que no local ocorre, até as 19h30min, a Feira de Crochê, promovida pela Secretaria Municipal da Cultura.
O evento é realizado em comemoração à Semana Municipal do Crochê, que foi instituída no município por meio da Lei n° 8.523, de 1° de julho de 2020. A iniciativa também é alusiva ao Dia Mundial do Crochê, celebrado na segunda-feira (12). Em Caxias, o crochê, o tricô e o macramê são reconhecidos como manifestação da cultura do município desde dezembro do ano passado.
Uma das expositoras é a artesã Bernadete Garcia de Souza, 64 anos. Moradora do bairro Rosário I, ela aproveita a feira para mostrar seus trabalhos não só em crochê, como também em tricô, customização de jeans e modelos em soft para pets. As técnicas com as linhas foram aprendidas ainda na infância e, hoje, colaboram com a renda da família.
— O tricô eu comecei a fazer antes de aprender a ler, a minha irmã e a minha mãe eram tricoteiras. E o crochê eu aprendi no colégio militar, com sete anos. A gente tinha a disciplina de artes manuais — recorda-se, acrescentando que neste inverno as peças maiores, de vestuário, têm sido as mais procuradas pelos clientes diante das baixas temperaturas.
A programação deste domingo conta com comidas artesanais, visita no Museu da Casa de Pedra e apresentação de canto italiano com o Coral São Braz, a partir das 16h30min. Às 15h, o público que passou pelo local pôde conferir o show dos músicos Rafa De Boni e André Bacchi.