Crianças e adultos identificados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) passarão a contar com atendimentos do Centro Regional de Referência (CRR) TEAcolhe de Caxias do Sul, que será inaugurado nesta quinta-feira (29). A iniciativa integra o programa TEAcolhe do governo do Estado, que busca organizar e fortalecer as redes regionais de saúde, de educação e de assistência social no atendimento ao TEA no Rio Grande do Sul.
O CRR é fruto de uma parceria da Associação Cultural e Científica Virvi Ramos e os seis municípios da área de abrangência do serviço. Além de Caxias, serão atendidos moradores de Canela, Gramado, Linha Nova, Nova Petrópolis e Picada Café. As atividades iniciarão com o mapeamento dos locais de atendimento ao TEA na região, incentivo à adesão à Carteira de Identidade do Autista e capacitação para rede básica de saúde, educação e assistência social.
A equipe inicial de atendimento contará com neurologista, psiquiatra, psicólogos e fonoaudiólogos. Não haverá atendimento por demanda espontânea, somente a partir de encaminhamentos da rede de saúde, educação e assistência social do respectivo município de origem.
O centro de referência vai funcionar na Rua Virgílio Ramos, 530, no mesmo prédio onde funciona a Unidade Auditiva do Centro de Saúde Clélia Manfro, junto ao Complexo Virvi Ramos, no bairro Madureira.