Caxias do Sul contará em breve com novas máquinas para a realização de obras públicas. A maior parte da frota atual será substituída a partir de um empréstimo de R$ 40 milhões, assinado pelo município junto à Caixa Econômica Federal na última semana. A transação havia sido autorizada pela Câmara de Vereadores em abril deste ano.
A maior parte dos recursos será destinada para a compra de retroescavadeiras, trator de esteira, rompedor hidráulico, rolo compressor, escavadeira hidráulica, mini escavadeira, motoniveladoras, caminhões e roçadeiras para a Secretaria de Obras e Serviços Públicos. De acordo com o titular da pasta, Norberto Soletti, apesar do montante não ser suficiente para a renovação de todo o maquinário, as mais usadas no dia a dia serão totalmente substituídas. Os equipamentos que permanecerão na frota, são os que ainda possuem alguma vida útil.
— Vamos tirar de circulação aquilo que está todo o dia caindo na oficina. Precisamos de equipamentos para atender a comunidade. Com a renovação, temos como dar um retorno mais imediato (às demandas) e também reduzir o custo de manutenção — afirma Soletti.
Uma parte menor dos recursos será utilizado para a compra de carros para as secretarias municipais, viaturas para a Guarda Municipal, tratores agrícolas para a Secretaria da Agricultura e duas vans para a Secretaria da Saúde. A quantidade de cada tipo de máquina a ser adquirida ainda será analisada devido às variações de preço recentes. Ao todo, a frota do município conta atualmente com 550 veículos de transporte e máquinas.
A renovação dos equipamentos ainda depende de elaboração do edital de licitação e da realização do certame em si, que ainda não tem data marcada. O financiamento foi dividido em parcelas mensais ao longo de 10 anos, com carência no primeiro ano.
Essa não é a primeira compra de maquinário realizada nos últimos meses. Em dezembro do ano passado, o município recebeu seis novas motoniveladoras e sete retroescavadeiras. A compra ocorreu a partir de um empréstimo de quase R$ 18 milhões, firmado também com a Caixa. O valor também foi destinado para a aquisição de cerca de 15 caminhões, que serão entregues até a metade de novembro.