As secretárias de Obras e da Agricultura ganharam um reforço em sua frota de máquinas para os trabalhos. Na tarde deste domingo (19), a prefeitura de Caxias do Sul entregou 13 equipamentos, sendo seis motoniveladoras e sete retroescavadeiras, em ato realizado junto à Praça Dante Alighieri, no centro da cidade.
O valor do investimento é de R$ 8,819 milhões, assegurados no projeto de lei 7/2021, que alterou dispositivo da lei nº 8.470 de 19 de dezembro de 2019, permitindo ao município a reversão de valores, antes destinado exclusivamente para a Secretaria da Educação, para a compra de máquinas. O total da operação, contratada junto à Caixa Econômica Federal, com a garantia da União, é de até R$ 17,9 milhões.
Segundo a prefeitura, a idade média dos equipamentos que estavam sendo utilizados ultrapassava 20 anos, sendo o mais antigo com 44 anos. Já o mais recente adquirido completou cinco anos.
O prefeito Adiló Didomenico citou que essa situação gera despesas expressivas em manutenção, além de reduzir a capacidade de trabalho para o atendimento das demandas do interior e da zona urbana, o que com as novas máquinas não irá mais acontecer:
— Essa situação é inaceitável para uma cidade do porte de Caxias do Sul. Com o que vamos economizar na manutenção, conseguiremos pagar o investimento.
O secretário de Obras, Norberto Soletti, destacou o empenho de várias secretarias que atuaram, conjuntamente, para a concretização da compra, bem como do quadro de servidores da pasta.
— Esse é apenas o início de um projeto amplo de renovação do maquinário. Teremos condições de fazer muito mais e, principalmente, com custo menor, pois são equipamentos dotados de tecnologias modernas, que nos permitem controle e redução na manutenção — acrescentou.
Das 13 máquinas, nove atuarão em regiões do interior e quatro ficarão para atendimento das demandas de saneamento da Secretaria de Obras.
Destino dos equipamentos
Motoniveladoras: subprefeituras dos distritos de Fazenda Souza, Vila Oliva, Ana Rech, Vila Cristina, Vila Seca e Criúva
Retroescavadeiras: quatro para a Secretaria de Obras, uma para a Secretaria da Agricultura e as demais para as subprefeituras de Santa Lúcia do Piaí e do Desvio Rizzo