Um dos principais acessos a Bento Gonçalves, a Rua Aristides Bertuol vai ganhar uma terceira faixa. A via é o trecho urbano da RS-444, que permite chegar ao Centro a partir da RS-453, passando pela localidade de Barracão. O trajeto é especialmente utilizado por quem se desloca a partir de Caxias do Sul e Farroupilha. As obras estão previstas para terminar na metade de novembro.
De acordo com a diretora do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb), Melissa Bertoletti Gauer, inicialmente a terceira faixa terá 900 metros de extensão e ficará no sentido Centro-Barracão. O ponto de início da ampliação é o acesso ao bairro Eucaliptos. Atualmente, as equipes atuam na implantação da nova rede de drenagem.
Quando a obra estiver pronta, a Aristides Bertuol terá duas pistas com 3,20 metros de largura e outra um pouco maior, com 3,60 metros. Além de ser um trecho de movimento intenso de veículos, congestionamentos são comuns também quando há eventos nos pavilhões da Fundaparque, que fica nas proximidades.
— Essa via é o acesso leste da cidade. Nos momentos de pico, há congestionamento. Tem muito acesso de caminhões também no local — explica Melissa.
Além da nova rede de drenagem, a implantação da terceira faixa envolve detonação da encosta às margens da via, preparação do terreno, pavimentação e sinalização. Durante o período de obras, o trânsito fica parcialmente interrompido na via.