Seis pontos do trânsito de Caxias do Sul receberão obras nos próximos meses para corrigir problemas que prejudicam o fluxo de veículos. As intervenções integram o Programa de Tratamento de Pontos Críticos e Recuperação de Aparelhos de Trânsito, da Secretaria de Trânsito. O trabalho será executado pela Codeca, que assinou contrato com o município no fim da semana passada.
As correções incluem alterações em calçadas para facilitar conversões, fechamento de acessos e implantação de canteiros para disciplinar o fluxo. A escolha dos pontos contemplados leva em conta a quantidade de acidentes, os problemas de circulação e a capacidade insuficiente de escoamento.
Uma das principais alterações será na Perimetral Oeste, no bairro Cinquentenário. A alça utilizada por motoristas que saem da Rua das Camélias e acessam a via expressa em direção à RS-453 será fechada e o ponto vai ganhar faixa para travessia de pedestres. Com a mudança, os motoristas deverão seguir até a rotatória da Perimetral com a Avenida Júlio de Castilhos e realizar o retorno.
— Foi uma solicitação de moradores devido à dificuldade de travessia naquele ponto — explica o secretário de Trânsito, Alfonso Willembring.
Outro ajuste será implantado na Perimetral Sul, junto à Estação Principal de Integração (EPI) Floresta. A saída do terminal ganhará canteiros, faixa para travessia de pedestres e rampas para pessoas com deficiência (PCDs) para disciplinar o trânsito. Atualmente o trecho é um dos principais gargalos da cidade e o direcionamento do tráfego é realizado com blocos de concreto.
No cruzamento da Perimetral Oeste com a Rua Matteo Gianella, próximo à Casa de Pedra, a calçada será reduzida para facilitar a conversão à direita para motoristas que saem da perimetral e ingressam na Matteo. O cruzamento da Rua Luiz Covolan com a Rua Luiz Triches, próximo ao ginásio do Enxutão, terá intervenção semelhante. Atualmente, para converter à direita da Rua Luiz Covolan para a Luiz Triches é preciso reduzir a velocidade e realizar uma curva fechada. Para facilitar a manobra, a calçada será reduzida, abrindo espaço para o tráfego.
O programa contempla ainda melhorias no pavimento junto ao ponto de ônibus da Rua Moreira César, entre as ruas Bento Gonçalves e Pinheiro Machado, e no cruzamento das estradas Josephina Bianchi e São José da Linha Feijó, em Forqueta.
— São coisas que se enxerga e se observa em toda a cidade, mas que não é necessário contratar uma empreiteira — afirma Willembring.
O contrato com a Codeca prevê ainda intervenções menores, como reparos no pavimento, ajustes em rotatórias e implantação de redutores de velocidade, entre outros. Essas melhorias são realizadas conforme solicitação da Secretaria de Trânsito. Ao todo, o contrato, que tem um ano de duração, está orçado em cerca de R$ 4,1 milhões.