Um novo sistema de bilhetagem eletrônica está em teste no transporte coletivo de Caxias do Sul. Chamados de Atlas Box, os novos validadores já estão presentes em quatro ônibus das linhas Madureira/Sagrada Família, Panazzolo/ Vila Verde, Nossa Senhora das Graças e Troncal.
Além de serem mais modernos, os aparelhos permitem a adoção de novos meios de pagamento, como aplicativos de celular, QRCode e cartões e dispositivos com sistema de aproximação (NFC), como relógios inteligentes (smartwatches). Além disso, os dispositivos também contam com câmeras de reconhecimento facial, para evitar fraudes nas gratuidades.
A tecnologia é desenvolvida pela empresa Transdata, mesma fornecedora do primeiro sistema de bilhetagem eletrônica implantado em Caxias, no início dos anos 2000, e dos aparelhos atualmente em operação nos ônibus da cidade. O contrato entre a empresa e a Visate foi assinado há cerca de um ano, tornando a concessionária caxiense a primeira operadora da nova tecnologia no país.
Conforme informado na época da formalização da parceria pela gerente comercial da Transdata, Aline Riffel, os novos dispositivos reúnem as funcionalidades que atualmente exigem cinco equipamentos diferentes dentro do ônibus. Além das diversas formas de pagamento e do reconhecimento facial, também será possível o rastreamento da frota e o envio de dados em tempo real para o controle operacional (telemetria).
— Por ser multifuncional, a plataforma oferece recursos que podem ser ativados conforme as características e necessidades do sistema de transporte de cada cidade — destacou.
A adoção de novos meios de pagamento, especialmente com a utilização de dispositivos móveis, é uma das exigências do contrato de concessão que entrou em vigor em maio do ano passado. A biometria facial é outra obrigação a ser cumprida pela concessionária. O contrato, porém, não estabelece data para as atualizações entrarem em vigor.
Por enquanto, os dispositivos implantados para os testes seguem operando apenas com o cartão Caxias Urbano. A Visate disse que a intenção é oferecer novas funcionalidades no sistema nos próximos meses, mas não informou a data disponibilização, já que a operação ainda é provisória.
Ônibus e linhas com os novos dispositivos
- Ônibus 204: L11 Madureira / Sagrada Família
- Ônibus 241: L98 Panazzolo / Vila Verde
- Ônibus 341: L85 Nossa Senhora das Graças
- Ônibus 811: TR01 Troncal (dois equipamentos, catraca dupla)