A estimativa é que cerca de 50 profissionais participem de um simulado de evasão total do Hospital Beneficente Nossa Senhora de Fátima em Flores da Cunha. A operação é inédita na instituição e pretende testar a eficácia do plano de emergência a partir das 9h da terça-feira (23). O treinamento também terá resgate de vítima presa em ambiente com fumaça para capacitar todos os órgãos envolvidos, além de oportunizar o aperfeiçoamento das técnicas que envolvem essa situação de emergência.
Participam da ação médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, servidores e brigadistas do hospital, bombeiros, policiais militares e funcionários da Secretaria de Saúde e Secretaria de Segurança Pública, Transportes e Mobilidade do município. Com o simulado haverá uma intensa movimentação de viaturas dos Bombeiros, da Brigada Militar, do Samu e da Secretaria de Saúde perto do hospital.
Segundo o Técnico em Segurança do Trabalho do Hospital Fátima, Oriovaldo Pellizzaro Cordeiro, não haverá retirada dos pacientes para não prejudicar os atendimentos e serão utilizados atores para fazer a simulação. Além disso, as atividades serão mantidas no pronto-socorro e no bloco cirúrgico e os casos de urgência ou emergência receberão atendimento normal. Um alarme interno será acionado no início da ação e o exercício deve se estender por até duas horas.
— Quanto mais rápido a equipe agir, mais cedo será liberado o controle de trânsito — salientou Cordeiro.
A Secretaria de Segurança Pública, Transportes e Mobilidade atuará no entorno, uma vez que terá desvios e bloqueios em ruas da cidade durante o simulado. O hospital terá a rotina normal de atendimentos. Em caso de condições climáticas ruins, o simulado será adiado para o dia 13 de setembro.
Confira as alterações no trânsito:
- Tráfego de veículos não autorizados: trânsito bloqueado nas ruas Ernesto Alves, entre a Garibaldi e a Canabarro; Rua Bento Gonçalves, entre a Júlio de Castilhos e a John Kennedy; e na Rua Garibaldi, entre a Ernesto Alves e a John Kennedy
- Rua John Kennedy sentido bairro São José-Centro: desvio pela Rua Canabarro
- Rua Ernesto Alves sentido bairro São José-Centro: desvio pela Rua Canabarro
- Rua Bento Gonçalves com a Júlio de Castilhos (Praça do Imigrante): bloqueada
- Rua Ernesto Alves, sentido Centro-bairro São José: desvio pela Rua Garibaldi
- Rua Garibaldi sentido norte-sul: desvio para a Rua Ernesto Alves sentido bairro São José-Centro
- Rua John Kennedy sentido Centro-São José: desvio pela Rua Garibaldi
- Rua Bento Gonçalves sentido sul-norte: desvio pela Rua John Kennedy acesso ao São José ou pela Rua Canabarro