Impressa em papel moeda, como os cartões de débito e crédito, a nova carteira de identidade nacional começará a ser emitida nesta quinta-feira (4) em Caxias do Sul, apenas para quem ainda não possui a primeira via do documento ou para pessoas que não tiveram o RG confeccionado no Rio Grande do Sul.
O modelo único e válido em todo o território nacional já é emitido em Porto Alegre. Entre as novidades está a informação do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e os dispositivos de segurança, como um QR Code que armazena as impressões digitais e informa se o documento foi furtado ou roubado. Outra novidade é que com a unificação da carteira de identidade, não será mais possível emitir um documento em cada estado, como ocorre atualmente. Já em caso de perda ou roubo, a 2ª via poderá ser solicitada em qualquer estado, e a numeração será mantida. Além disso uma versão digital poderá ser acessada no www.gov.br, depois da retirada do modelo físico no Posto de Identificação.
Em Caxias do Sul, o atendimento será por ordem de chegada, com a distribuição de 60 senhas a partir das 8h. Ainda há a possibilidade de realizar agendamento pelo site do Instituto Geral de Perícias (IGP). Mas a equipe do Posto de Identificação do maior município da Serra, localizado na Avenida Júlio de Castilhos, 2.555, no bairro São Pelegrino, alerta que não há necessidade de correria, já que a novidade ainda não atende a demanda por segundas vias.
De acordo com informações repassadas pelo IGP, não há previsão de que a novidade chegue à totalidade da população. O prazo para entrega varia de 15 a 25 dias úteis.