O grande número de ausências e o fim das restrições legais impostas pela pandemia de covid-19 motivaram o retorno do atendimento por ordem de chegada – e não mais por agendamento – para a emissão da carteira de identidade em 31 municípios do Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (6). Na Serra, a mudança afeta duas cidades.
O Instituto Geral de Perícias (IGP), responsável pelas emissões, aponta que a taxa de não comparecimento à confecção de carteira de identidade chegava a 30% em alguns locais. Outra razão para a mudança é oportunizar o atendimento a cidadãos que não têm acesso à internet.
Na região, Garibaldi e Vacaria voltam, a partir desta quinta-feira (7) a ter o atendimento apenas por ordem de chegada. Já em Caxias do Sul e Bento Gonçalves, ainda será possível realizar o agendamento, pelos sites do IGP e do portal de serviços do governo do Estado.
Em Farroupilha, de acordo com secretário de Habitação e Assistência Social, Jorge Cenci o serviço nunca deixou de ser realizado por ordem de chegada.
— O que percebemos foi um aumento significativo de pessoas buscando o atendimento que são de fora do município, mas todos estão sendo atendidos por ordem de chegada — explicou.