Agosto Lilás é o mês que marca o combate à violência contra a mulher, deste modo, o Grupo de Mulheres do Brasil Núcleo Caxias do Sul, realiza neste sábado (27), das 10h às 12h, blitz educativa, para auxiliar mulheres a identificar diferentes níveis de violências. Além disso, a ideia é reforçar a importância de denunciar, além de informar as maneiras de buscar ajuda. Serão distribuídos 10 mil violentômetros (marcadores de páginas).
O violentômetro é dividido em cores e nomes que orientam as mulheres sobre identificar sinais e como e onde buscar ajuda. O primeiro item se chama Perceba os Sinais. Nele consta o seguinte: fazer piadas ofensivas, chantagear, mentir e enganar, ignorar e desprezar, ciúmes doentio, culpar e ridicularizar e ofender.
O segundo item é Procure Ajuda, onde constam controlar e proibir (amigos, família, dinheiro, lugares, roupas, celular), destruir bens materiais, intimidar e ameaçar, confinar e prender, xingar, machucar, empurrar, golpear e chutar. Já o terceiro se chama Perigo! Esse é para os casos de ameaças com objetos ou armas e onde estão as situações: atentar à vida, forçar relação sexual, abusar sexualmente, violentar e mutilar. Em preto, o último item é o feminicídio. Na parte de trás constam todos os telefones da rede de apoio onde a mulher deve buscar ajuda.
As blitze ocorre em três pontos de Caxias: na esquina da Rua Dr. Montaury com a Rua Sinimbu; na Perimetral Bruno Segala, esquina com a Avenida Bom Pastor (próximo a Intral); e na Avenida Rubem Bento Alves com a Rua Moreira César (saída para Flores da Cunha).
No dia 7 de agosto, a Lei Maria da Penha completou 16 anos, e é principal ferramente de defesa e combate à violência contra a mulher no Brasil.
Como buscar ajuda:
Central de Atendimento à Mulher: 180
Brigada Militar (BM) - Patrulha Maria da Penha: 190
Coordenadoria da Mulher de Farroupilha: (54) 99710-5229
Delegacia de Polícia: (54) 3261-6794 onde fica a Sala das Margaridas, que está instalada dentro em um local reservado e confortável. Também há brinquedos para as crianças, caso seja necessário levá-las a delegacia. Além disso, o atendimento é feito por mulheres. O atendimento é de segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h30 às 18h. Já a delegacia tem atendimento 24h por dia.
Defensoria Pública: (54) 3261-1603
Fórum: (54) 3268-1079