Gramado será o ponto de encontro de alguns importantes nomes da comunicação do Brasil entre esta quarta (24) e sexta-feira (26) durante o 22º Festival Mundial de Publicidade. A programação retorna após cinco anos da última edição na Serra e, pela primeira vez, ocorrerá em formato híbrido, reunindo atividades presenciais, na Sociedade Recreio Gramadense, e também pela internet. A expectativa é envolver mais de 5 mil pessoas.
Em 2022, o tema central será "A Publicidade na Era Digital", e se propõe a discutir a transformação na forma de lidar com a atividade no meio, com o avanço das tecnologias que motivaram os profissionais a encarar mudanças e fomentar inovações. Serão mais de 60 especialistas, em três palcos, reunindo lideranças de marcas como Twitch, TikTok e Grupo Globo, além de influenciadores como Bianca Andrade (Boca Rosa), Mateus Costa, Gabi Lopes e outros nomes do mercado de marketing de influência.
O festival terá uma mulher no comando pela primeira vez. A CEO do evento, Andressa Martins, é sobrinha do jornalista e relações-públicas João Firme, criador do festival na década de 1970, que passou o bastão para a especialista em marketing digital em 2020. Andressa atua no evento desde os 13 anos: começou entregando crachás no credenciamento e atuou na produção até chegar ao posto de diretora de operações nos últimos festivais.
Agora, sob o seu comando, Andressa afirma que se preocupou em ampliar a presença de palestrantes mulheres no line-up e destacar vozes plurais. Na quarta, uma das convidadas será a cantora, empresária e mulher trans Raquel Virginia, CEO da agência Nhaí, que vai abordar sobre suas vivências e desafios no mercado, e como a criatividade trans pode gerar inovação. O encerramento da programação, na sexta, terá o painel “Mulheres Influentes na Comunicação”, uma conversa com lideranças femininas do mercado de negócios.
O painel já tem a presença confirmada Manzar Feres, diretora geral de Advertising do Grupo Globo, e Rachel Maia, uma das empresárias mais influentes do Brasil.
— Focamos muito em ter uma programação plural, diversa, que traga nomes relevantes da publicidade. Gosto de dizer que esse é um festival para um novo momento. O mercado publicitário vem mudando e temos barreiras a serem superadas ainda. Nunca antes tivermos tantas mulheres na liderança e isso se reflete no line-up que preparamos — destaca Andressa, que foi idealizadora de edições extras do festival em países como França, Japão, México e Estados Unidos.
A adesão dos participantes surpreendeu os organizadores e fez com que a programação fosse ampliada. Diferentemente das últimas edições, que começavam na quarta à noite, neste ano, a programação inicia pela manhã e seguirá até o fim da tarde de sexta.
— Trabalhávamos com 40 a 45 nomes, mas todos que convidamos aceitaram participar (risos). O jeito foi ampliar o horário para que todos pudessem estar aqui — conta.
Uma das novidades da edição, segundo ela, será o painel Vozes, em parceria com o coletivo Papel & Caneta e à agência FLAGCX. O formato homenageará 30 vozes que estão transformando o mercado através de ideias e movimentos independentes, dividida em seis categorias: novas lideranças, carreira, negócios, educação, projeto e plataforma.
Ao todo, 24 profissionais fazem parte do júri, que terá como missão conhecer 19 jornadas de transformação, através de uma plataforma online construída com base em áudios de até cinco minutos que foram enviados pelas vozes por trás de cada trajetória selecionada.
A edição de retorno contará, ainda, com espaço VIP e estúdio de vidro para geração de conteúdo e interação entre palestrantes, influenciadores e imprensa.
Programação
Quarta (24)
:: Palco Publi sob Demanda
10h - Curador do evento e um dos maiores especialistas em Branded Content do Brasil, Leonardo Moura falará sobre “A relação entre PR, Branding e Conteúdo de Marca”.
10h45min - “Construção de conteúdo para marcas por produtores e creators” é o tema trazido pela diretora de canais da Band, Mônica Monteiro e Crocas, CEO do Porta dos Fundos.
:: Palco Marketing de Influência
13h - Cerimônia de abertura.
13h50min - O influenciador Matheus Costa e Gustavo Almeida, co-fundador e diretor de Relacionamentos da MField, terão um bate-papo sobre histórias de sucesso e formatos de conteúdo que fazem a diferença.
14h35min - No painel "Conteúdos que não saem da cabeça”, reunirá Rafa Lotto, sócia e head de planejamento da Youpix; Carol Rosa, Creative VP da Adventure; Danilo Moura, CMO e Head of Content da MField; e Gabi Lopes, atriz, empresária e influenciadora.
15h35min - Nesta conversa serão debatidos quais são os ganhos de uma empresa quando o influenciador empresta mais que a sua imagem no painel “Quando a influência ultrapassa o post”, que conta com Mari Tunis, diretora de marketing na Fazendo Futuro; Fabi Abel, Head of Broadcasting na SOKO e Peter Albuquerque, Head de Cultura e Criatividade na Ambev.
:: Palco Experiências
17h - Cantora, empresária e professora, Raquel Virginia, CEO da agência Nhaí, vai falar sobre suas vivências e desafios no mercado, e como a criatividade trans gera inovação.
17h45min - Quem comanda a palestra “O que a GenZ pode ensinar sobre nativismo digital”, é Mari Galindo, co-fundadora da Nice House Br, que irá compartilhar sua experiência e o que podemos aprender com a primeira geração 100% digital.
18h30min - Abordando o tema da diversidade no painel “Diversidade, Inclusão e Consumo. Desafios para o mercado da maioria.”, haverá Ian Black, CEO and Founder da New Vegas; Ronaldo Tenório, CEO na Hand Talk, e Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.
Quinta (25)
:: Palco Experiências
10h - Rafael Krausz, Head of Industry do Yahoo Media, fala sobre “O vídeo no ecossistema digital: o poder da imersão e o lugar do consumidor”.
11h - “Novas Narrativas e Possibilidades na Criatividade No Novo Mundo Digital” é o tema trazido por Caio Barbosa, CEO Lumx Studios, ao lado de Fabio Seidl, ganhador de mais de 20 Leões em Cannes.
:: Palco Marketing de Influência
13h - A influenciadora e empresária Bianca Andrade participa do Festival trazendo o tema “De anônima à estrela”.
14h - Marcos Cabrera, diretor de Novos Formatos Publicitários e Futuro na Globo, estará ao lado de Beatriz Bottesi, Head Of Marketing Brazil - Facebook, Instagram & WhatsApp - META; Rafael Camilo, Head no Twitter Next e Flavio Santos, CEO da MField e autor do livro “Economia da Influência, com painel “No digital todo horário é nobre”.
O painel será mediado pela empresária à frente da marca Boca Rosa Beauty, Bianca Andrade.
15h - O tema "Tudo depende do personagem certo" será comandando por Erika Mello, Senior Marketing Manager na 99 app, Zé Diniz, Creative Content Director na CP+B Brasil, e Kim Farrel, Regional General Manager (Operations & Marketing) Tik Tok.
:: Palco Publi sob Demanda
16h30min - Isabel Sobral, Sócia e Diretora da Future Brand, traz a palestra “Afinal qual o propósito do propósito para as marcas?”.
17h15min - Tayara Simões, CEO/CRO na NZN falará sobre “Marcas como publishers? Como o conteúdo é capaz de criar o match perfeito entre marcas e pessoas?”
18h - Head da NBA Brasil, Rodrigo Vicentini traz o tema “Combinação de awareness e conteúdo” ao lado de Pipo Calazans, co-presidente e CEO da DM9.
Sexta (26)
:: Palco Publi sob Demanda:
9h - Co-fundadora da EVE.NFT, Ana Paula Magalhães,fará bate-papo com a fotógrafa, Livia Elektra, sobre o tema “Nova Economia - Mercado de NFTs no universo das artes e músicas?”
10h - Gustavo Serra, Diretor de Conteúdo da Play9 irá palestrar sobre “Entretenimento via live commerce” ao lado de Etienne Du Jardin, Co-fundadora e CPO da Mimo Live Sales e Juan Dubini, da Mynd.
11h - Diretor Comercial da Twitch, Phil Chaves apresenta a palestra “O futuro do entretenimento: live streaming e a geração Z”.
:: Palco experiências
13h - Especialista em growth marketing no mercado Bitcoin, Robson Harada media painel com Inaiara Florêncio, Diretora de Conteúdo também do Mercado Bitcoin e Stela Ayres, Growth and Ad Tech Manager do Itaú,com o tema “WEB 3.0: o que muda para as empresas, consumidores e marketing”.
14h - Miguel Genovese, Creative & Innovation Director at PwC Brasil - Digital LAB, toca a palestra “A Publicidade na Era do Streaming”.
14h - “Como humanizar uma marca?” Será o tema da apresentação de Tatiana Gracia, Senior Brand Marketing Manager na Jacobs Douwe Egbets.
15h30min - Ary Nogueira, Diretor Criativo da Gana, participa do palco com o tema "Gana: ampliando o olhar criativo através da brasilidade".
:: Palco Marketing de Influência
16h30min - Issaaf Karhawi, autora do livro "De blogueira à influenciadora", Gabriel Cesar Lima, COO da MField, e Ana Coutinho, Vice President of Business and Partner at Galeria, batem papo sobre “Raio-x da influência”
17h30min - Rachel Maia, empresária & Conselheira Adm. Vale, Banco do Brasil, CVC, está ao lado de Manzar Feres, Diretora Geral, Advertising da Globo, no Painel Mulheres.
Serviço:
Quando: 24, 25, 26 de agosto
Horário: 9h às 21h30min
Onde: Serra Park, em Gramado
Quanto: entre R$ 89 e R$ 2 mil
Onde comprar: www.festivalgramado.com.br